O Porto do Açu (RJ) conquistou pela segunda vez o Prêmio Mundial de Sustentabilidade 2021 promovido pela Associação Internacional de Portos (IAPH, na sigla em inglês), agora em duas categorias. O prêmio reconhece as melhores práticas de sustentabilidade no setor portuário. Vale ressaltar que a IAPH representa 170 portos de 90 países, cobrindo 60% do comércio marítimo mundial e 80% do comércio de contêineres.
O Açu foi premiado em duas categorias entre 37 portos de 21 países diferentes, com 64 projetos inscritos. A escolha dos vencedores foi feita por um júri independente formado por renomados especialistas do setor marítimo, que representou 70% da pontuação final, e também por votação popular.
Protegendo as Tartarugas Marinhas foi o projeto que venceu na categoria ambiental (Diálogo porto-cidade) e narra as ações do Programa de Monitoramento das Tartarugas Marinhas, executado pela PdA, Açu Petróleo e Ferroport. O projeto foi reconhecido pelos resultados de proteção das tartarugas marinhas no Norte Fluminense.
Já o projeto Juntos na Luta contra a Covid-19 foi premiado na categoria Saúde, Segurança e Proteção e destaca os esforços para proteger os trabalhadores e a comunidade do entorno durante a pandemia, além dos resultados alcançados pelo Comitê de Ações Humanitárias, formado por PdA, GNA, Açu Petróleo e Ferroport.
Em 2020, o Açu já havia conquistado o prêmio na categoria Segurança e Proteção com o Projeto de Preparação para Emergências .
“Estamos muito honrados em vencer o prêmio internacional novamente e, agora, em duas categorias. Nosso projeto de tartarugas marinhas é referência no Brasil em engajamento comunitário para educação e conservação ambiental. Em 2020, o projeto celebrou a liberação ao mar do filhote nº 1 milhão, uma relevante contribuição para a preservação da espécie conhecida como tartaruga cabeçuda, que utiliza as praias da região para desova. E as ações do Porto do Açu contra a Covid-19 ajudaram a reduzir os impactos socioeconômicos na comunidade local e portuária. Ao mesmo tempo, garantimos a segurança de nosso pessoal e a continuidade operacional portuária. Além disso, contribuímos na colaboração internacional do setor para disseminar as melhores práticas de prevenção de contágio em portos”, afirma o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinícius Patel.
O CEO do Porto do Açu, José Firmo, diz que o terminal, um porto jovem, cresce comprometido com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. “Sermos reconhecidos pelo Prêmio de Sustentabilidade da IAPH é sinal de que estamos no caminho certo. O reconhecimentonos dá mais energia para continuarmos impulsionando nosso desenvolvimento portuário com forte compromisso em projetos significativos para nossa comunidade portuária.”