O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo firmaram um protocolo de intenções para combate ao roubo de cargas em todo o Estado. O documento tem o objetivo de promover o intercâmbio entre as duas entidades e a secretaria para uniformizar os dados sobre ações criminais relacionadas ao roubo de cargas. “Nosso propósito é trabalhar em conjunto para estabelecer uma metodologia mais adequada para o levantamento dos dados. Os padrões de cada um dos envolvidos são distintos; o sindicato e a federação têm o foco no empresário, enquanto a polícia está mais voltada para a operação”, explica Paulo Roberto de Souza, assessor de Segurança do Setcesp e da Fetcesp.
“Pelas estatísticas, sabemos como está a ação dos bandidos e se o problema está se intensificando ou diminuindo. Agora, com a união de esforços na elaboração dessas estatísticas, tenho certeza de que esse instrumento será ainda mais eficaz no combate ao roubo”, afirma Urubatan Helou, presidente do sindicato. “Acreditamos que essa parceria contribuirá para a redução das ocorrências de roubo porque os dados estatísticos estarão enriquecidos de detalhes. Isto favorecerá a adoção de estratégias mais eficazes e eficientes”, acrescenta Flávio Benatti, presidente da federação.
Os participantes estão trabalhando os dados de roubos de cargas do segundo semestre deste ano e esperam, após a aprovação da metodologia, ter um padrão definido já no primeiro semestre de 2006.