A Panasonic Corporation anuncia que adquiriu a Blue Yonder, provedora de plataforma de atendimento digital de ponta a ponta. A empresa comprará os 80% restantes das ações – US$ 5,6 bilhões – da Blue Yonder, somando-se aos 20% que a Panasonic adquiriu em julho de 2020. Incluindo o pagamento da dívida pendente, o investimento adicional totaliza US$ 7,1 bilhões, avaliando a Blue Yonder em US$ 8,5 bilhões.
O acordo para comprar as ações remanescentes da Blue Yonder foi firmado entre a Panasonic e os atuais acionistas New Mountain Capital e fundos administrados pela Blackstone.
De acordo com a companhia, a aquisição fortalece o portfólio e acelera a missão compartilhada da cadeia de suprimentos autônoma das empresas, otimizando as cadeias de suprimentos dos clientes. Além disso, ao unificar soluções de oferta, demanda e comércio com IoT e tecnologias edge, as empresas podem utilizar melhor insights preditivos de negócios do core das suas operações em tempo real.
A combinação da força da Panasonic em engenharia industrial, IoT e tecnologias de ponta com a cadeia de suprimentos e soluções de comércio orientadas a IA/ML da Blue Yonder tem como objetivo intensificar o valor do cliente da principal plataforma de atendimento digital da Blue Yonder. Juntas, a Panasonic e a Blue Yonder oferecerão uma vantagem competitiva única para os clientes para impulsionar mais automação e insights de negócios acionáveis e em tempo real que reduzam o desperdício e melhoram as operações, ao mesmo tempo em que criam um mundo mais sustentável.
Essa aquisição baseia-se na relação estratégica Panasonic eBlue Yonder, estabelecida em janeiro de 2019 com um acordo, seguida pela criação de uma joint venture no Japão em novembro de 2019. Em julho de 2020, a Panasonic assumiu uma participação minoritária de 20% e um assento no conselho de administração da Blue Yonder. Esta aquisição fecha o círculo de relacionamento estratégico.
Para o CEO da Panasonic, Yuki Kusumi, ambas as empresas têm a mesma missão de apoiar as operações de linha de frente dos clientes e com a fusão das duas empresas a meta é alcançar um mundo onde os resíduos sejam removidos de forma autônoma de todas as operações da cadeia de suprimentos e o ciclo de melhoria sustentável continue.
“Hoje, vemos um volume considerável de desperdícios e estagnação desse tipo nas operações da cadeia de suprimentos, o ideal é prover cenários com o uso justo dos recursos humanos visando uma correta adaptação dos mesmos e um adequado equilíbrio dos recursos operacionais. Queremos colocar à disposição de nossos clientes melhores modelos de operação e também a concretização de uma sociedade sustentável, por meio do uso criterioso dos recursos globais. Estou confiante de que, combinando o poder da Blue Yonder e da Panasonic, podemos criar inovação nas cadeias de abastecimento globais”, diz Kusumi.
Já o CEO da Blue Yonder, Girish Rishi, afirma que esta associação surgiu como resultado de três anos de trabalho em conjunto, primeiro com a Panasonic como cliente da Blue Yonder e, posteriormente, como parceira joint venture. “Nós desenvolvemos confiança mútua e temos uma visão compartilhada para uma cadeia de suprimentos autônoma que proporciona uma vida melhor e um mundo melhor. Como plataforma essencial para tempos essenciais, estamos totalmente focados em atender o potencial dos nossos clientes.”