A Fretebras, plataforma on-line de transporte de cargas da América do Sul, investiu R$ 2,5 milhões no decorrer do último ano para ajudar a diminuir os transtornos enfrentados por motoristas que se deparavam com postos fechados pelas estradas do país. Para dar continuidade ao trabalho de suporte, com distribuição de refeições, máscaras e outras ações, a empresa tem como meta investir R$ 20 milhões até o fim deste ano.
No total, a empresa já distribuiu 60 mil marmitas em grandes redes da estrada como Dom Pedro, Cupim, Trevo, Buffon, Tio Zico, Mahle e Caxuxa, que atendem caminhoneiros nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará e Maranhão.
Além do suporte com as refeições, a Fretebras afirma que tem como objetivo distribuir 300 mil máscaras nos próximos meses, alcançando cerca de um terço dos caminhoneiros autônomos do Brasil.
“Começamos em abril do ano passado, distribuindo refeições nos postos da Polícia Rodoviária Federal, mas logo percebemos a necessidade de expandir para outros locais e impactar muito mais gente. No início da pandemia, recebemos diversos contatos de caminhoneiros relatando o sofrimento na estrada por causa de postos que não estavam servindo comida ou que estavam com serviços mais caros que o normal. Agora novamente estamos vendo esses problemas e não tem como não fazermos nada”, explica o diretor de Operações da Fretebras, Bruno Hacad.
De acordo com o executivo, no decorrer do último ano a empresa esteve em 40 postos por mês para atender os caminhoneiros. Agora, garante, o compromisso é expandir a atuação para 400 localidades até o final do ano.