A Marbor Frota Corporativas aposta no aquecimento este ano no segmento de locação de equipamentos de logística, modalidade que permite às empresas que adoram o modelo reduzir custos e não depender de investimentos. A empresa lembra, porém que apenas trocar uma frota própria por alugada pode não resolver o problema. É preciso ter um projeto de terceirização adequado para cada operação.
Por este motivo, para a Marbor essa será uma tendência crescente no mercado a partir deste ano, especialmente entre no segmento de empilhadeiras. “Os projetos customizados de locação de empilhadeiras permitem atender à necessidade de cada empresa, conforme a demanda do momento, com a melhor relação custo-benefício. Assim, os clientes podem aumentar suas frotas nos períodos de maior movimento, e sem o risco de manter ativos próprios e inoperantes em períodos de menor volume de cargas”, diz o gerente de Locação de empilhadeiras da Marbor, Andersen Torres.
Já o diretor da Marbor Frotas Corporativas, Renato Vaz, explica que para um projeto de terceirização de equipamentos ser eficiente e gerar economia real é necessário o desenvolvimento de estudo técnico bem balizado, para propor as máquinas adequadas para cada operação, nem maiores nem menores, em número ou capacidade, do que a demanda da operação.
Torres completa dizendo que com os projetos customizados de terceirização de máquinas, os clientes economizam recursos humanos e financeiros na gestão e manutenção de sua frota, uma vez que estes serviços ficam a cargo da locadora. “Ou seja, os funcionários da empresa contratante podem se dedicar a atividades essenciais para os seus negócios.”
Outra vantagem dos projetos customizados de terceirização destacado é que não há números de veículos nem prazos mínimos para os contratos. De acordo com a locadora, o cliente pode alugar a partir de uma máquina e pelo tempo que necessitar, seja por dia, semana, mês ou ano. No entanto, os contratos mais comuns ainda são os de 24 a 60 meses.
“O maior benefício dos projetos customizados de terceirização de empilhadeiras é manter o equipamento trabalhando pelo maior tempo e pelo menor custo, reduzindo ao mínimo possível as paradas para manutenção e proporcionando as melhores taxas de efetividade no uso das máquinas”, reforça Torres.