A Motorola e a Quanta Tecnologia anunciaram uma parceria para a fabricação de dez mil rastreadores LC200 para a DMS, distribuidora que atua na área de tecnologia para serviços de rastreamento e localização de veículos. Os rastreadores foram desenvolvidos para uso exclusivo com módulos da Motorola e o início da fabricação está previsto para janeiro de 2006, com previsão de finalização em um ano. A Quanta fechou o acordo com a DMS para a produção dos rastreadores em regime de OEM.
A DMS necessitava de um rastreador pequeno, mas com alta velocidade. A Quanta então desenvolveu, em parceria com a Motorola, um equipamento sob medida com o módulo de comunicação sem fio G20. “Este é o primeiro projeto da Quanta Tecnologia para a DMS e uma das solicitações do cliente foi um rastreador que utilizasse módulos Motorola. Escolhemos o módulo G20 porque precisávamos de um produto compacto, que permitisse a fabricação de um rastreador difícil de ser encontrado em caso de roubo”, explica Waldir Belinazzi, gerente de Marketing e Vendas da Quanta.
O módulo G20 é voltado para a transmissão de voz e dados por meio das redes celulares GSM/GPRS, com recursos de reconhecimento de freqüência, de canal de rádio e da identidade da célula principal e de cada uma das células vizinhas. Ele permite ainda a medição da intensidade do sinal – com uma variação de 62 níveis diferentes – de cada célula, para o cálculo da posição do veículo.
“No caso da DMS, 60% dos rastreadores serão destinados a veículos de distribuição urbana e 40% deles para veículos de passeio”, completa Marcelo Ferro Catalani, diretor da área de Wireless para a América Latina da Motorola.