O Internacional Araçatuba, divisão de transportes internacionais do Expresso Araçatuba, fechou uma parceria com a AMD Logística, empresa argentina de logística. O contrato foi assinado no dia 26 de outubro e o acordo prevê que a AMD represente o Internacional Araçatuba na Argentina. Com isso, o transporte de cargas da empresa entre os dois países também será comercializado e operacionalizado pela AMD Logística. A operadora atua em Buenos Aires e nas principais cidades argentinas, como Córdoba, Rosário e Mendoza. As operações começam oficialmente em 1º de novembro.
O Internacional Araçatuba realiza atualmente 80 viagens por mês para Argentina. Com a parceria, a previsão é de que este número chegue a 250, até o final de 2006, um crescimento de mais de 200%.
A AMD Logística possui uma unidade dentro da Estação Aduaneira de Buenos Aires, e fará todo o despacho aduaneiro das mercadorias transportadas. Segundo Jorge Mário Ferreira Leite, gerente de Vendas do Internacional Araçatuba, a principal vantagem de ter um representante local é a ampliação da área de atuação e vendas na Argentina, com a diminuição de custos fiscais. “Dessa forma seremos mais competitivos no mercado. A Argentina movimenta mais de 50% dos negócios internacionais do Araçatuba e existe mercado para atingirmos este crescimento projetado”, afirma Leite.
“Somos uma empresa de serviços logísticos. Não temos caminhões, aviões ou navios, mas temos experiência para fechar grandes negócios e oferecer ao Araçatuba toda a estrutura operacional necessária”, comenta Pablo Gabaglio, diretor da AMD Logística.
O Internacional Araçatuba prevê ainda outros acordos com parceiros locais no Chile, Uruguai, Bolívia e Peru. “Precisamos reforçar nossa atuação também nestes países e formar parcerias é a melhor opção”, declarou o gerente de Vendas do Internacional Araçatuba.
Para aumentar a capacidade operacional do Internacional, o Araçatuba vai contratar mais agregados e adquirir novas carretas, tipo sider e baú, com capacidade para 100 ou 110 m³, para transitar nas linhas da América do Sul, no primeiro semestre de 2006. Atualmente, o Internacional representa 5% do total dos negócios do Expresso Araçatuba.