Criada no final de 2004 e iniciando a comercialização dos produtos no início deste ano, a Rodo Linea é estreante na Fenatran, onde apresentou sua linha de implementos que atendem a diversos setores. A empresa pertence ao grupo Hubner, que possui sete unidades industriais no Brasil e é um tradicional fornecedor da indústria automobilística, atuando nas áreas de reflorestamento, briquetagem, carvoaria, siderurgia, fundição e usinagem.
Em apenas um ano, a unidade de implementos rodoviários já possui modelos como o bitrem, semi-reboque de três eixos, porta-contêineres de 20 e 40 pés, baú lonado, furgão, basculante e semi-reboque autoportante, carga seca e tanque. Agora, começa a investir na customização e no atendimento a nichos específicos. Exemplo é o implemento para carregamento de blocos de concreto e o setor sucro-alcooleiro, para o qual, após pesquisas, desenvolveu os modelos para cana inteira e cana picada, uma tendência para aplicação em colheitas mecanizadas. Outro exemplo foi um projeto desenvolvido para a Camargo Correia, para o transporte de tubos para gasodutos com 24 metros de comprimento, possibilitando que os tubos sejam soldados antes de chegarem ao campo, trazendo economia de 15% na operação, além de maior segurança.
A Rodo Linea já possui 26 concessionários e 38 postos de assistência técnica que cobrem cerca de 75% do território brasileiro, devendo chegar a 90% até o final do ano. Sua planta industrial em Curitiba foi construída sobre a antiga planta da Krone do Brasil, tendo 85 mil m2 totais e 35 mil m2 de área construída, com capacidade de produção de 400 equipamentos/mês.
Desde janeiro, já foram comercializados cerca de 300 equipamentos, sendo o carro-chefe o bitrem, com entre 30% e 35% das vendas, seguido do furgão e do sider. No início do próximo ano, a empresa colocará no mercado o modelo rodotrem, complementando a linha.
Em 2005, a Rodo Linea deve lançar também o consórcio para aquisição de seus implementos, além de começar a exportação para o Mercosul. “Já estamos em negociações adiantadas, e o primeiro mercado a receber nossos produtos será provavelmente o Chile”, afirmou Nelsol Hubner Junior, gerente de Marketing da Rodo Linea.