A Fretebras, plataforma online de transporte de cargas, anuncia o recebimento de aporte financeiro no valor de US$ 17 milhões, cerca de R$ 95 milhões, do BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo de Tecnologia Limpa (CTF). Os recursos serão utilizados no desenvolvimento de melhorias na plataforma, principalmente voltadas à segurança das transportadoras e dos caminhoneiros.
O diretor de Operações da Fretebras, Bruno Hacad, diz que graças ao aporte a empresa aumentará a equipe de colaboradores e entregará melhorias na experiência do usuário. Além disso, completa, desenvolverá ferramentas para ampliar a segurança da plataforma, tanto para transportadoras, quanto para caminhoneiros. “Segurança e conveniência são elementos importantes para nossos usuários e vamos sempre trabalhar para entregar o melhor nesse sentido. As perspectivas são excelentes”, resume.
O aporte de capital foi realizado por meio do Fundo de Tecnologia Limpa (CTF), gerido pelo BID Invest, e também contribuirá para o desenvolvimento de uma metodologia de controle de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Essa metodologia será alavancada com o emprego da tecnologia que a Fretebras possui para reduzir a capacidade ociosa de caminhões e ajudará a companhia a medir e reduzir seu impacto ambiental.
“Estamos contentes em nos juntarmos à Fretebras e vemos que o modelo de negócios da empresa baseado em tecnologia e dados tem grande potencial para otimizar o mercado de transporte rodoviário de cargas no Brasil. Estamos bastante animados com o potencial de redução de CO2 que a empresa promove através do aumento de eficiência dos caminhões, reduzindo o impacto ambiental do setor”, afirma o CEO do BID Invest, James Scriven,
No primeiro semestre deste ano, a empresa alcançou a marca de 2 milhões de fretes publicados em seu aplicativo, crescimento de 50% em relação ao registrado no mesmo período de 2019, totalizando aproximadamente R$ 20 bilhões em fretes distribuídos aos caminhoneiros no semestre. Vale lembrar que a companhia possui mais de 10.500 transportadoras que assinam seu serviço para encontrar motoristas e o aplicativo para caminhoneiros atingiu a marca de 1,4 milhão de instalações.