A MRS, concessionária da Malha Ferroviária Sudeste, iniciou o transporte de dois novos tipos de produtos: de madeira da região Sul para a fábrica da Votorantim Celulose e Papel (VCP), em Jacareí (SP), e o de açúcar a granel, para exportação através do Porto de Santos, para o Grupo Cosan.
É a primeira vez que a MRS transporta toras de madeira. "O primeiro embarque, realizado no dia 30 de setembro, foi um sucesso", afirma Marcelo Knudsen, coordenador de Logística e responsável nos terminais pelos novos projetos. A previsão é que esta operação movimente 216 mil toneladas por ano. Foi assinado um contrato de investimento conjunto, entre a MRS e a VCP, da ordem R$ 7,2 milhões.
"Todos os investimentos previstos já foram realizados. A MRS reformou 20 vagões plataforma e adequou seu terminal intermodal da Água Branca, em São Paulo. Já a VCP, construiu um desvio ferroviário específico para descarga das toras de madeira. O grande volume de investimentos comprova a confiança do cliente nos serviços prestados. Este é um projeto de longo prazo, com garantias de volume e atendimento", afirma João Paulo Duarte, coordenador do projeto pela MRS.
A operação começa em Guaíba (RS), onde estão as áreas de plantio da VCP, e segue até o Terminal Intermodal de Água Branca, onde a carga é transferida dos vagões de bitola estreita para os de bitola larga, pelos quais ela segue até a fábrica da VCP em Jacareí (SP).
Açúcar para exportação
A MRS começa também a transportar açúcar para a Cosan, em parceria com a Brasil Ferrovias. Os trens da MRS utilizam a malha ferroviária da Ferroban (pertencente à Brasil Ferrovias) entre as cidades de Jaú e Jundiaí, ambas no interior paulista; e os trilhos da própria MRS no trecho de Jundiaí até Santos (SP). No Porto de Santos, a carga é movimentada pelo terminal da Cosan. A operação começa na Usina Diamante, em Jaú (SP). O potencial deste novo cliente é de 200 mil toneladas anuais.