A Toyota do Brasil retomou hoje, dia 22 de junho, a produção em três de suas fábricas no estado de São Paulo: São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz. A unidade de Sorocaba retornará às atividades na próxima sexta-feira, 26 de junho.
Para garantir a segurança, a montadora adotou uma série de protocolos. Nas portarias das fábricas, câmeras termográficas foram instaladas para medir a temperatura em tempo real logo na chegada. Para evitar aglomeração, os veículos de transporte chegam de forma escalonada, enquanto aqueles que chegam com veículos individuais terão a temperatura medida antes de entrar no estacionamento.
Em relação aos fretados, a capacidade foi diminuída para metade para oferecer o distanciamento correto dos funcionários, o que fez com que o número de veículos fosse dobrado. Todos eles contam agora com álcool em gel para higienização das mãos. A Toyota também reforçou a importância de os colaboradores da produção já virem uniformizados, para evitar aglomerações no vestiário.
Para o pessoal da parte administrativa, de segunda a quinta-feira fica definido um rodízio no qual no máximo 50% da força-tarefa será feita de forma presencial, segundo as normas de segurança estabelecidas, com um distanciamento mínimo de um metro. Já as reuniões serão feitas por videoconferência. Às sextas-feiras, o trabalho remoto é para 100% dos colaboradores. Além disso, cada colaborador receberá um kit com dez máscaras para serem usadas durante o expediente.
No refeitório, em vez do self-service, as refeições serão servidas em porções embaladas individualmente. Já nas mesas, os colaboradores sentarão de forma intercalada, para que ninguém fique em frente ou ao lado um do outro. E, durante esse horário, serão realizadas escalas de 20 minutos, para garantir a melhor circulação de ar no ambiente.
Outra medida adotada por causa do novo cenário é a disponibilização de álcool em gel em diversos locais de circulação. Já nas áreas comuns, como de café, foi adotada a sinalização no piso, para mostrar a distância segura entre os colaboradores.