A BYD inaugurou no início do mês de junho, em Chongqin, na China, a fábrica de baterias FinDreams, para produzir suas baterias de lâmina, chamadas BYD Blade Battery, que podem ser carregadas de 10% a 80% de capacidade em 33 minutos. Ao todo, a unidade demandou 10 bilhões de yuans – cerca de US$ 1,4 bilhão – em investimentos e tem capacidade de produção anual de 20 Gigawatt-hora.
A bateria de lâmina é um produto de célula única com comprimento de 96 centímetros, largura de 9 cm e altura de 1,35 cm, que pode ser colocada em uma matriz e inserida em uma bateria como uma lâmina. Em comparação com as baterias ternárias de lítio e as baterias de fosfato de ferro de lítio, apresenta, segundo a empresa, diferenciais como segurança, longo alcance e longevidade.
“A mais nova geração de Blade Batterys está bem mais segura, eficiente e com maior vida útil do que todas as outras gerações anteriores de bateria de lítio. Assim teremos a possibilidade de um segundo uso junto a sistemas solares após dez anos operando nos veículos, e com a reciclagem completa após seu uso final. Com isso, melhoramos a sustentabilidade das baterias no longo prazo”, explica o diretor de Sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf.
Já o vice-gerente geral da FinDreams Battery, Sun Huajun, conta que as condições exigentes são uma base necessária para os altos padrões de segurança da Blade Battery. Segundo ele, além das laminações diferenciadas, a mistura de ingredientes, o revestimento, a prensagem, os testes e outros processos na produção de baterias de lâmina atingiram padrões de qualidade mundial.