A Flash Courier estima para este mês de abril um aumento de 100% no volume de entregas realizadas no segmento de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A projeção se sustenta em um gap de mercado identificado, mas preenchido por meio de soluções desenvolvidas pela companhia junto a seus clientes.
A empresa possui forte atuação no mercado de produtos certificados pela agência e opera no segmento de entregas de amostras grátis de medicamentos. No entanto, diante da atual situação causada pelo coronavírus, as empresas que realizavam a apresentação desses itens nos consultórios médicos tiveram sua operação inviabilizada.
Para superar esse impedimento, a estratégia adotada foi montar kits de apresentação dos produtos para os consultórios, além de continuar realizando as entregas, seguindo o protocolo de proteção. Dessa forma, foi possível atender ao gap de mercado, respeitando as orientações de distanciamento sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As ações refletiram positivamente nos índices operacionais. Em março, a Flash Courier realizou 5.650 entregas desse segmento e a expectativa é que, em abril, o número chegue a 10 mil. “Esse resultado é a prova de que é possível se reinventar e crescer na crise. Sempre trabalhamos de prontidão para atender aumentos de demanda, mesmo em casos tão expressivos. Neste caso em específico, há o agravante do distanciamento social orientado pelas autoridades de saúde. Então, dentro dessa nova realidade, atendemos nosso cliente, protegendo todos os agentes envolvidos”, afirma o CEO da Flash Courier, Guilherme Juliani.
De acordo com o executivo, as respostas imediatas às demandas dos clientes só foram possíveis porque a Flash Courier se preparou. Ele conta que a empresa tem relações comerciais com a China e, por isso, aprendeu com o que ouviu dos chineses, os primeiros diretamente afetados pelo coronavírus.
Segundo o CEO, a Flash Courier começou a se movimentar antes mesmo que o primeiro caso tivesse sido registrado no Brasil. “Olhamos para nosso caixa já em janeiro e estabelecemos um plano de ação e contingência. Estávamos em período de reforma e paralisamos. Além disso, como somos uma empresa com forte cultura tecnológica, estamos aproveitando para manter o negócio funcionando com reuniões à distância e controle de GPS de nossos entregadores”, pontua. A expectativa, revela, é que as inovações propostas no meio da pandemia ajudem a fortalecer os resultados.
Segundo Juliani, até o momento a empresa não teve nenhuma perda de performance e registrou aumento da demanda em alguns segmentos. “Além do crescimento no setor de amostras grátis, também notamos um aumento nas entregas de cartões corporativos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste”, revela.
O executivo completa dizendo que o momento demanda ações criativas, organização e serenidade. “Nosso desejo é que essa pandemia seja vencida o quanto antes e que a economia volte a girar. Mas, enquanto isso não acontece, a Flash faz seu papel de permanecer equilibrada financeiramente, auxiliando os negócios dos seus clientes e mantendo empregos”, diz.