Alicerçada em uma vasta experiência na promoção de cursos na área de logística, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) decidiu ampliar sua atuação no setor, com a criação do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Suprimentos (CELog), que foi oficialmente lançado no dia 28 de junho.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento, através de estudos e pesquisas, o novo Centro atende uma necessidade crescente do mercado e deverá contribuir de forma efetiva para a melhoria do desempenho das empresas brasileiras, que atuam no mercado nacional e internacional.
O Prof. Manoel de Andrade e Silva Reis, coordenador do CELog, afirma que a entidade contará com o apoio de parceiros, divididos em três categorias: associados, institucionais e de eventos. Na primeira categoria, estão a Columbia e a Integration, que mostraram interesse imediato em participar, contribuindo com recursos para a manutenção do CELog. Havendo interesse, outras empresas poderão aderir a essa proposta. As parcerias institucionais, por sua vez, compreendem a integração do Centro com universidades, outros centros de pesquisa e associações de classe.
E, por fim, os parceiros em eventos, que irão patrocinar a realização de seminários, congressos e workshops. O primeiro evento, aliás, já está agendado. O Seminário Internacional sobre Plataformas Logísticas ocorrerá no dia 18 de outubro e conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná (ADTP).
“Vamos trabalhar com três linhas básicas de ação. Uma delas é a capacitação, com a qual pretendemos estreitar nossa relação com o mercado, oferecendo instrumentos disseminadores e multiplicadores de conhecimento. A segunda linha é a de pesquisa, que inclusive está em andamento. A idéia é mantermos uma ampla base de dados, completa e fidedigna, atualizada sistematicamente, que nos trará subsídios para olhar o mercado e procurar entender o que está se acontecendo aqui e em outros países,” descreve o coordenador.
O terceiro vértice diz respeito à divulgação, que deverá abastecer o mercado de maneira estruturada e seletiva. “É importante deixar claro que o foco do CELog não é o de ser uma consultoria. Nesse sentido, temos a GVConsult, que conta com profissionais altamente qualificados. Essa postura não nos impedirá de eventualmente desenvolver trabalhos para clientes, porém a principal missão é a de concentrar os esforços para ter uma visão clara do mercado, propondo novas formas de gestão e estimulando as competências,” avalia Reis.