Localizada na cidade de Cruzeiro (SP), a Amsted Maxion concluiu, em junho, as negociações para a venda de um lote de 604 vagões ferroviários de carga para três clientes. Duas empresas brasileiras, a MRS Logística e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), compraram praticamente a totalidade dos vagões: a primeira adquiriu 280 unidades e, a segunda, 274. Uma empresa do Gabão, a Comilog, foi responsável pela compra dos outros 50 vagões. A porcentagem da produção de vagões exportada pela Amsted Maxion é de 5%.
Para a MRS, a CVRD e a Comilog, foram vendidos vagões gôndola para carga de minério de ferro e, também para a CVRD, vagões hopper e tanque para transporte de grãos e de combustíveis, respectivamente.
Estes novos pedidos levaram a carteira de vagões vendidos pela Amsted Maxion a atingir o número de 7.718 unidades, dos quais 6.417 referem-se às entregas entre janeiro e dezembro deste ano e 1.301 de janeiro a dezembro de 2006. Os números totais de venda chegam a R$ 1,28 bilhões. “As vendas em 2005 estão em torno de 8 mil vagões e, para os próximos anos, devem ficar em 5 mil vagões, com oscilações por atrasos ou alteração de projetos”, avalia Oscar Becker, diretor de Relações com Investidores da empresa.
A Amsted Maxion Fundição e Equipamentos é uma joint-venture entre a Iochpe-Maxion e a Amsted. Em sua fábrica, com área construída de 45 mil m², a Amsted Maxion fabrica, além dos vagões, equipamentos ferroviários, como truques, travessas, cunhas de fricção e triângulos de freio; rodas ferroviárias com perfil parabólico para vagões e locomotivas, engates automáticos e também fornece peças fundidas em aço para os segmentos de máquinas industriais e de mineração. O segmento de vagões é responsável por 75% do faturamento da empresa.