Foi oficialmente inaugurado, no último dia 06, em São Paulo (SP), em prédio anexo à Secretária Estadual da Agricultura e Abastecimento, numa área de 30.000 m², o Celex (Centro de Logística e Exportação). O centro pretende atuar como um facilitador para as exportações de micro, pequenos e médios empresários. A administração do espaço é feita pela Associação Celex, gerida por empresários da iniciativa privada. O espaço foi cedido pelo governo do Estado de São Paulo. "O objetivo é ter concentrado em um único lugar os órgãos anuentes do comércio exterior e todas as empresas de apoio a essas operações", afirma o gerente do projeto, Caio Flavio Stettiner.
O "Poupatempo das Exportações", como vem sendo chamado, irá atuar como um intermediador entre os empresários brasileiros e os compradores e vendedores internacionais. Segundo Stettiner, o Celex possui quatro objetivos principais: formação, informação, facilitação e negociação. No Celex serão realizados cursos, palestras e seminários sobre comércio exterior. Para ajudar os potenciais exportadores, o centro conta com dois serviços de informação: O Cicex, que responde às dúvidas por telefone, e-mail e até mesmo pessoalmente, em até 48 horas; e a Central de Atendimento ao Exportador, que funciona como um call center.
No centro, estão se instalando agências e escritórios de grupos voltados à exportação, como os Correios, o Banco de Brasil e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O Celex está aberto para despachantes aduaneiros, operadores logísticos, transportadores, corretores de câmbio, de seguros e toda a sorte de empresas que trabalhem com comércio exterior e queiram abrir uma representação no local. Para se instalar, as instituições públicas não pagam nada, e as privadas pagam pela cessão de espaço. Exportadores também podem marcar presença. Existem vitrines e show rooms para exposição de produtos. Até o momento, já estão no local 13 escritórios (entre empresas e órgãos públicos) e 64 exportadores (38 expondo em vitrines e 30 em show rooms). Toda a sorte de produtos é bem-vinda.
A grande arma da iniciativa é a Mesa de Operações Internacionais. Uma parte dos operadores realiza contato com exportadores brasileiros, cadastrando-os e a seus produtos, com foto e cotação no mercado internacional. A outra parte entra em contato com os compradores estrangeiros, oferecendo produtos e pesquisando a demanda. Caso seja fechado algum negócio com a intermediação da Mesa, o Celex fica com 5% do valor FOB (Free On Board) da transação. Segundo Stettiner, até agora a Mesa conta com 6.500 compradores internacionais cadastrados e a idéia é que, até o final de 2005, este número seja de 200.000. Por enquanto, são 140 ofertas de produtos e 50 transações em andamento.