De olho na expansão do mercado de Higiene e Beleza no Brasil, a Gefco, uma das dez maiores operadoras logísticas da Europa, anuncia o Body Care, um serviço dedicado à logística dessas categorias de produtos.
Clientes como L´Oreal, Boticário e Embelleze – e outros do ramo que porventura vierem a integrar seu portifólio – têm agora à sua disposição profissionais especializados em cada etapa da logística, desde o atendimento comercial, passando pelo desembaraço aduaneiro até o transporte nacional e internacional. O serviço já é oferecido pela companhia em outras partes do mundo.
"O objetivo é oferecer soluções para as empresas do setor de higiene e cosméticos em toda a cadeia logística", afirma o presidente da Gefco Logística do Brasil, Jean-Noel Gerard. O atendimento abrange desde o abastecimento da fábrica até a distribuição dos produtos finais, passando pela elaboração de soluções para acompanhar a organização de promoções e o lançamento de novos produtos.
"Maquiagens, perfumes e produtos capilares requerem uma operação criteriosa e cuidadosa. Por isso, esses clientes terão atendimento de uma equipe especialmente destacada para esse fim", completa Gerard.
A implantação do Body Care no Brasil foi viabilizada a partir de 2004, com a chegada de clientes como O Boticário e Embelleze. Até então, no segmento, a empresa só atendia a L’Oreal. O serviço deve ampliar em 20% os negócios da Gefco do Brasil fora do segmento automotivo, que hoje responde por 70% do faturamento da empresa. A previsão é que, em 2007, as fatias da participação dos dois segmentos (automotivo e não automotivo) estejam equiparadas.
Expansão de filiais e de clientes
Presente no Brasil há seis anos, a Gefco tem 13 filiais, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, o que facilitará a expansão do novo serviço. A empresa está iniciando sua atividade de overseas em Vitória, onde abriu nova filial. "Nossa meta é abrir duas filiais a cada ano", revela o presidente da Gefco no Brasil. Com a expansão, a carteira de clientes também deverá crescer.
Para servir a clientela, a Gefco dispõe de seis centros de distribuição e um armazém de 10 mil metros quadrados, além de oferecer transporte marítimo e aéreo.
Quando chegou ao Brasil, em 1999, para atender a fábrica da Peugeot-Citroën em Porto Real, no sul fluminense, a empresa francesa não tinha outros clientes que não seus próprios conterrâneos. Hoje, presta serviços para cerca de 300 empresas, entre os quais Total Elf e AmBev, que respondem por 30% de seu faturamento.
"A Gefco está iniciando sua terceira fase. O período de 1999 até 2001 foi de implantação das estruturas. De 2001 a 2003, passamos por uma fase de consolidação e diversificação de clientes. Agora, a prioridade é conquistar o mercado e buscar novos clientes", afirma Jean-Noel Gerard. Confiante na economia brasileira, o executivo prevê aumento de 50% na receita da Gefco deste ano, atingindo R$ 150 milhões.
Para alcançar essas metas, a Gefco aposta em sua atuação como operadora logística no comércio nacional e internacional. A cadeia inclui transporte (aéreo, rodoviário e marítimo), armazenagem, distribuição e desembaraço aduaneiro, com acompanhamento via Internet.
Recentemente, a empresa conquistou a homologação como OTM (Operadora de Transporte Multimodal) pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o que conferiu maior agilidade ao processo logístico, já que Gefco passa a emitir apenas um documento para todas as etapas do transporte, "o que será uma desburocratização tanto para o operador logístico quanto para o exportador e importador", comemora Gerard.
Além de expandir o número de clientes, a Gefco pretende ampliar a oferta dos serviços na área marítima e aumentar sua rede de serviços em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A matriz da Gefco na França criou uma divisão especializada em operações logísticas para o setor aeronáutico, com especialista do setor, com objetivo de atrair clientes em todo o mundo.
Especializada em logística industrial, a empresa também desenvolve projetos de abastecimento de fábricas e distribuição de mercadorias e conta ainda com um departamento específico para estudos logísticos. Oferece uma gama de serviços como cross docking, milk run, logística de distribuição, logística reversa, entre outros. (Vera Campos)
www.gefcologistica.com.br