O BNDES (Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social) está reformulando o antigo Modercarga, programa de financiamento voltado para a compra de caminhões. Entidades do setor de transporte rodoviário de carga estiveram reunidas, no último dia 6 de maio, com representantes do BNDES e do Ministério do Trabalho, para discutir a nova modalidade de financiamento, que agora se chama BNDES Caminhões.
Foram feitas mudanças significativas em relação ao programa original. As principais se referem aos juros, agora menores, e aos prazos para o pagamento do financiamento, que foram estendidos. Quando foi lançado, o Modercarga cobrava uma taxa de juros fixa de 17% ao ano. Na nova modalidade, agora chamada BNDES Caminhões, autônomos, micro, pequenas e médias empresas pagarão de juros, ao ano, o equivalente à TJLP (Taxas de Juros de Longo Prazo) mais 1%, somado ao spread bancário. Já as grandes empresas pagarão o TJLP, mais uma taxa que varia entre 2,5% e 4%, além do spread bancário.
Quanto ao prazo de pagamento, os autônomos foram beneficiados. Agora são 72 meses para pagar o financiamento de veículos novos, contra os 60 meses do modelo antigo. Para veículos usados (com no máximo sete anos de uso), o prazo passou de 36 para 48 meses. As empresas podem financiar apenas a compra de caminhões novos, com prazo de 60 meses para o pagamento.
O objetivo do programa é incentivar a renovação da frota nacional de caminhões, hoje com idade média de 18 anos. A expectativa é que essa média caia para 10 anos de idade. Para veículos novos, o BNDES Caminhões está disponibilizando um volume de R$ 4,4 bilhões. Para os usados, os valores foram reduzidos de R$ 600 milhões para R$ 200 milhões. Em seus dois anos de vigência, o Modercarga teve apenas cinco interessados em todo o país.