O Portocel, terminal localizado em Aracruz (ES), especializado na movimentação de produtos florestais e controlado pela Fibria e pela Cenibra, inaugurou ontem, dia 28 de fevereiro, durante suas comemorações de 40 anos, as novas obras de melhoria realizadas ao longo de 2017 e neste início de 2018, além de novos equipamentos.
As obras incluíram a reforma e a modernização de dois armazéns e a recuperação dos pisos e estruturas dos berços de atracação e do ramal ferroviário que interliga o Portocel à Cenibra. Também foram modernizados os sistemas de iluminação e de drenagem pluvial. Outra melhoria foi na portaria que dá acesso ao terminal, visando otimizar o fluxo de carretas e a segurança do trânsito. O Portocel passou ainda por um processo de dragagem, ficando apto a receber navios maiores.
No mesmo evento, foram inaugurados dois novos guindastes para a movimentação de madeira da Fibria no Terminal de Barcaças. Os equipamentos são movidos a eletricidade gerada pela própria companhia em sua fábrica, que é autossuficiente na produção de energia. Ao todo, foram investidos R$ 85 milhões na aquisição dos guindastes e nas obras de modernização.
“Essas melhorias contribuem para aprimorar ainda mais a nossa eficiência operacional e nos prepara para o futuro, na busca de soluções em gestão e serviços que ampliem a nossa competitividade, contribuindo para a ampliação do potencial logístico do Espírito Santo e do Brasil”, afirma Patricia Dutra Lascosque, diretora-superintendente da Portocel.
Nesses 40 anos de funcionamento, o terminal multiplicou em quase nove vezes a movimentação de celulose e ampliou em 342% a média anual de navios recebidos. Em 2017, o Portocel alcançou a marca de 100 milhões de toneladas de celulose movimentadas. O terminal é um dos únicos do Brasil que utiliza os modais de transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo de longo curso e cabotagem.