Pamtax é o novo seguro de transporte de cargas livre de limites e restrições. Este produto está sendo lançado no mercado pela Pamcary, empresa que detém 27,5% da carteira de seguros de transportes do País.
Com o Pamtax, é possível ter a cobertura total do seguro do transporte de cargas sem os limites e restrições normalmente praticados no mercado. Ou seja: este novo tipo de seguro não impõe medidas de gerenciamento de riscos, que muitas vezes exigem custos elevados com escoltas ou rastreamento.
Outra vantagem é que também não determina limites de mercadorias por viagem e, por isso, as cargas não precisam ser fracionadas. "Os transportadores e embarcadores ficam livres para trabalhar a sua logística com segurança", afirma Alexandre Mauro, diretor de Seguros da Pamcary.
Segundo ele, esses benefícios são possíveis porque, com o Pamtax, a seguradora pode avaliar os riscos de cada uma das viagens, separadamente, fixando o valor da taxa do seguro correspondente.
Nos seguros de transporte de cargas convencionais, o valor das taxas é calculado com base na relação entre os sinistros reclamados e o total de prêmios (preço do seguro) arrecadados pelas seguradoras. O impedimento de analisar os riscos de cada viagem obriga as companhias a impor medidas severas de gerenciamento de riscos, a fim de prevenir prejuízos.
Segundo Mauro, as medidas de gerenciamento de riscos agora estão a critério do transportador e do embarcador. A seguradora se limitará a calcular o valor do risco antes de cada embarque e fornecer o custo correspondente do seguro.
Para permitir a fixação do valor da taxa, o Pantax trabalha com uma grande quantidade de informações, levando em conta o histórico de cerca de 10 milhões de viagens realizadas.
O Pamtax exigiu investimentos de R$ 2,5 milhões. A Pamcary prevê que o sistema será aplicado em cerca de 50 mil viagens mensais, número que deverá crescer para 100 mil nos próximos dois meses.