A Kia Motors retomou a produção do comercial leve Bongo no Uruguai. Depois de dez meses de interrupção ao longo de 2016, por conta do fraco desempenho do mercado brasileiro, a produção do veículo foi reiniciada no final do ano passado. Os primeiros lotes, totalizando pouco mais de 400 unidades, já chegaram ao Brasil.
A linha de produção localizada em Montevidéu pertence à Nordex, uma empresa de manufatura de veículos multimarca fundada em 1962. Até a interrupção, a linha de produção dedicada à Kia possuía capacidade de fabricação de 1.000 unidades do Bongo por mês e operava com a produção de 400 veículos mensais.
José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e também da Kia Motors del Uruguay, afirma que a retomada da produção do Bongo se deve ao aquecimento, ainda que tímido, da economia brasileira, país ao qual é destinada 95% da produção do veículo. Os outros 5% destinam-se ao mercado interno uruguaio, onde a Kia possui 16 concessionárias.
A Nordex conta com cerca de 100 funcionários dedicados exclusivamente às linhas de produção do Bongo, dos quais 70 estão envolvidos diretamente na produção e os outros 30 em atividades de logística, qualidade e processos. As peças para montagem do veículo vêm pelo modal marítimo das fábricas da Kia na Coreia do Sul.
Com a retomada, a linha de produção do Bongo está programada para fabricar cerca de 200 unidades por mês. Até o final do ano, a produção pode crescer, chegando a um total de 2.400 unidades, dos quais 2 mil veículos destinam-se ao mercado brasileiro. O objetivo da empresa, porém, é exportar para todos os países do Mercosul.
A linha final de produção do Kia Bongo conta com doze estações de trabalho, além da cabine de pintura e da linha de solda da cabine do veículo. O trem-de-força e a carroceria são importados da Coreia do Sul em regime de CKD (completely knock-down). As demais partes e componentes vêm do Brasil, da Argentina e do Uruguai, este com maior participação em valor de índice de nacionalização do Mercosul, que chega a 60%.
O Kia Bongo foi especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário. Nos grandes centros urbanos brasileiros, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, o Bongo possui a vantagem de poder circular por ser um veículo urbano de carga (VUC). O modelo 2018, com motor de 2.5 litros turbo diesel intercooler e potência de 130,5 cavalos, possui capacidade de carga de 1.812 kg.