Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que operam em Minas Gerais têm até o dia 30 de dezembro para protocolar os Planos de Logística Reversa (PLR) junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A exigência segue a Deliberação Normativa nº 249/2024, aprovada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).
O plano, que deve detalhar a implementação e monitoramento do Sistema de Logística Reversa (SLR), precisa ser enviado à Diretoria de Resíduos Especiais e Industriais por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Além do PLR, é obrigatória a apresentação do Plano de Comunicação e Educação Ambiental (PCEA).
A Semad disponibilizou os Termos de Referência e documentos necessários em links específicos para facilitar a entrega. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: logisticareversa.mg@meioambiente.mg.gov.br.
A comprovação do cumprimento das diretrizes ocorre com a apresentação do Relatório Anual de Resultados, enviado à Semad até 31 de julho do ano seguinte.