A última edição do programa Logística Reversa na LogTV Tecnologística apresentou ao público um case de sucesso da Claro com a operadora logística TPC. A solução de logística reversa centralizou o reparo de equipamentos devolvidos para a operadora, gerando uma impressionante economia de R$ 6 milhões. Além disso, a solução proposta pela TPC impulsionou a utilização de materiais recicláveis pela operadora de telecomunicação.
Atualmente, a Claro recebe mais de 7 milhões de equipamentos eletrônicos que são devolvidos por ano em seus dez centros de distribuição no Brasil, seja por problemas técnicos, mudança de local do cliente ou cancelamento de serviços. Destes equipamentos, cerca de 2 milhões eram enviados para diferentes parceiros da empresa para a realização de reparos técnicos especializados antes de retornar aos CDs e serem novamente distribuídos aos clientes.
A operação de envio das peças para reparo acrescentava mais de 600 mil quilômetros rodados ao processo logístico, o que causava diversos problemas na otimização do tempo, já que haviam cinco empresas parceiras envolvidas na operação. Com a gestão da TPC, foi proposta e desenvolvida uma solução que centralizou essa operação, criando um centro de reparos interno no próprio CD da Claro.
O projeto que foi encarado como desafiador ainda nas discussões iniciais, envolveu um método pouco ortodoxo: a escolha de um parceiro in-house para operar dentro do CD da Claro, em Campinas (SP). "O reparo em equipamentos eletrônicos não é uma obviedade quando se fala de operação logística", relembra o diretor Comercial da TPC, Eduardo Leonel.
Após outra rodada de discussões, ajustes e a busca por um parceiro adequado, a multinacional CTDI passou a operar no reparo técnico de equipamentos no CD da Claro. A TPC gerenciou todo o processo, desde a visita à CTDI no Brasil e nos Estados Unidos, onde fica a sede da empresa, até a instalação de uma área destinada à limpeza e reparos chamada de “laboratório” - espaço equipado para o novo parceiro no centro de distribuição em Campinas.
Com a solução revolucionária, a TPC conseguiu reduzir de 33 para 11 dias o lead time de logística reversa dos equipamentos devolvidos, e ainda abriu novas possibilidades de uso sustentável dos materiais descartados. "Nós estamos montando um ecossistema para reutilizar os materiais que estamos descartando, tornando-se matéria-prima para outros negócios mais sustentáveis", explica o head de Logística da Claro, Edgar Ribeiro da Silva.
A Claro passou a reutilizar os plásticos de seus equipamentos descartados para produzir controles remotos 100% recicláveis. A empresa também está fazendo um teste piloto que substitui as caixas de papelão por caixas de plástico reciclado e retornável em remessas para parceiros, empreiteiras e técnicos. A chamada "Ecobox" está sendo testada em operações da empresa no interior de São Paulo. A operadora agora busca novos parceiros para a reutilização de outros materiais descartados, como componentes metálicos.
Sobre a TPC
Criada há mais de 20 anos, a TPC, empresa da JSL, oferece o gerenciamento completo de toda a cadeia logística. Além disso, atua em várias vertentes como: varejo, cosméticos, bens de consumo, químicos e petroquímicos, óleo e gás, indústria automotiva, saúde, telecomunicações e vestuário.
Atualmente, a TPC opera em CD Multiclientes, Operações Dedicadas e In House, manuseando anualmente cerca de 120 milhões de itens, estando presente em 24 estados do Brasil e contando com:
• 6 mil colaboradores
• 850.000 m² de área de armazenagem
• 280.000 posições pallet
• Cerca de 3 milhões de entrega por ano
Multipremiada, a TPC já foi eleita por três vezes como a melhor operadora logística do país pela Natura, duas vezes a melhor operadora logística pela Claro, três vezes como melhor fornecedor em logística pela Ford, três vezes pelo melhor programa de entregas perfeitas pela Avon, entre outros reconhecimentos.
Entre alguns dos atuais clientes da TPC está a Natura, Claro, Puma e Crocs, marcas fortemente consolidadas em seus respectivos segmentos. E por trás de todo case de sucesso, a empresa sempre possui uma estratégia de inovação minuciosamente planejada e cuidadosamente executada.
Por "inovação" ser uma palavra de ordem das empresas nos mercados competitivos, a TPC criou em 2014 a área de Inovação, cuja missão é construir resultados excepcionais, através de soluções criativas, econômicas e disruptivas, que gerem valor agregado para a empresa e os seus clientes.
Você pode conferir a entrevista completa com os diretores da Claro e da TPC na LogTV, o canal oficial da Tecnologística no YouTube.