Ibovespa
126.259,07 pts
(0,10%)
Dólar comercial
R$ 6,04
(-0,30%)
Dólar turismo
R$ 6,29
(-0,08%)
Euro
R$ 6,35
(-0,14%)

O que devemos fazer para reduzir o custo de frete

21 de março de 2018
Um conteúdo
Redação

A globalização e a internet reduzindo a distância entre vendedores e consumidores a um clique criaram um mundo sem limite de possibilidades de negócios, mas também criaram desafios do mesmo tamanho. Um dos maiores é manter os custos constantemente em níveis que o negócio possa absorver sem sacrificar os resultados – afinal, a concorrência cresceu muito, conquistar clientes exige mais tempo e esforço e aumentar preços é algo quase proibido.

O custo de frete em toda a cadeia (recebimento e entrega) é um dos maiores desafios, e representa algo entre 50% e 70% do custo logístico de uma empresa. Controlar o frete é fundamental, principalmente num país como o Brasil, com uma matriz de transporte desequilibrada (veja no gráfico abaixo), concentrando quase 63% em rodovias, o meio mais sujeito aos graves problemas de infraestrutura (quantidade e qualidade das estradas, segurança, custo de manutenção de veículos, idade das frotas).

O que devemos fazer para reduzir o custo de frete
Matriz de transportes brasileira. Fonte: Ilos

 Dicas para reduzir seu custo de frete

O pilar da mudança está na administração dos fornecedores, e algumas medidas simples são decisivas na melhoria dos resultados.

  • Pesquisar constantemente o mercado de fornecedores

O mercado é dinâmico e muitas empresas perdem qualidade justamente porque não absorvem os problemas de infraestrutura. Verifique as características e limites de cada um. Não contratar uma transportadora que é especializada em e-commerce para entregar no varejo. Utilizar uma transportadora especialista na sua melhor e maior região de venda. Avalie a possibilidade de contratar mais de uma empresa, usando o melhor de cada uma. Pesquisar sempre renova a qualidade e o preço.

  • Variar a utilização de parceiros

A rotatividade é fundamental, principalmente porque a pesquisa (acima) sempre mostrará empresas com custo melhor na mesma qualidade. Contratos menores criam uma necessidade (concorrência) maior no fornecedor para trabalhar bem a um custo melhor para a sua empresa.

O que devemos fazer para reduzir o custo de frete

 

  • Conhecer as suas necessidades

Volumes, destinos, ticket médio de venda, cuidados especiais com carga, expectativas de entrega, entre outros. Todas as características do seu negócio devem ser consideradas pelos fornecedores quando se comprometem com preço e atendimento. Um exemplo comum é contratarmos uma empresa que não transporta carga fracionada, apenas consolidada, e esse procedimento acaba não só prejudicando as suas entregas, mas colocando as vendas em risco.

  • Conhecer seus clientes

Entenda as necessidades com relação às entregas e possíveis dificuldades para elas (acesso, troca de modalidade de transporte, segurança). Uma análise profunda normalmente mostra que pouco conhecemos sobre esses fatores, o que cria problemas no momento da entrega, exigindo novos custos.

  • Avaliar constantemente seus fornecedores

Analisar a eficiência no cumprimento de prazos, tempo de respostas em casos especiais, avarias, perdas e todos os custos ocasionados (multas, vendas perdidas, outros). Esse é o seu custo total e não apenas o frete.

  • Elaborar um padrão de proposta

A maioria das transportadoras tem suas próprias tabelas e elas nem sempre se adequam à sua necessidade. É importante criar uma tabela que padronize os pontos mais importantes para o seu negócio numa escala de importância. Após isto, elabore uma análise comparativa dando peso conforme as suas prioridades, e assim chegaremos aos fornecedores que melhor atenderão o seu negócio.

O que devemos fazer para reduzir o custo de frete

Como você pôde observar, é extremamente complexo realizar uma política de redução de custo de fretes numa empresa. São muitas as ações que precisam estar coordenadas e ajustadas no dia a dia. Mas como executar esse plano, no meio de tantas prioridades de produção, vendas e marketing?

Ter uma consultoria especializada em redução de custos, como a Expense Reduction Analysts – ERA pode fazer a grande diferença na qualidade das ações, dos resultados e na rapidez de retorno deles.

Quer conhecer mais sobre a metodologia que pode aumentar seu lucro reduzindo seus custos? Clique abaixo, marque uma reunião sem compromisso com um especialista.

O que devemos fazer para reduzir o custo de frete

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar