A globalização e a internet reduzindo a distância entre vendedores e consumidores a um clique criaram um mundo sem limite de possibilidades de negócios, mas também criaram desafios do mesmo tamanho. Um dos maiores é manter os custos constantemente em níveis que o negócio possa absorver sem sacrificar os resultados – afinal, a concorrência cresceu muito, conquistar clientes exige mais tempo e esforço e aumentar preços é algo quase proibido.
O custo de frete em toda a cadeia (recebimento e entrega) é um dos maiores desafios, e representa algo entre 50% e 70% do custo logístico de uma empresa. Controlar o frete é fundamental, principalmente num país como o Brasil, com uma matriz de transporte desequilibrada (veja no gráfico abaixo), concentrando quase 63% em rodovias, o meio mais sujeito aos graves problemas de infraestrutura (quantidade e qualidade das estradas, segurança, custo de manutenção de veículos, idade das frotas).
Dicas para reduzir seu custo de frete
O pilar da mudança está na administração dos fornecedores, e algumas medidas simples são decisivas na melhoria dos resultados.
O mercado é dinâmico e muitas empresas perdem qualidade justamente porque não absorvem os problemas de infraestrutura. Verifique as características e limites de cada um. Não contratar uma transportadora que é especializada em e-commerce para entregar no varejo. Utilizar uma transportadora especialista na sua melhor e maior região de venda. Avalie a possibilidade de contratar mais de uma empresa, usando o melhor de cada uma. Pesquisar sempre renova a qualidade e o preço.
A rotatividade é fundamental, principalmente porque a pesquisa (acima) sempre mostrará empresas com custo melhor na mesma qualidade. Contratos menores criam uma necessidade (concorrência) maior no fornecedor para trabalhar bem a um custo melhor para a sua empresa.
Volumes, destinos, ticket médio de venda, cuidados especiais com carga, expectativas de entrega, entre outros. Todas as características do seu negócio devem ser consideradas pelos fornecedores quando se comprometem com preço e atendimento. Um exemplo comum é contratarmos uma empresa que não transporta carga fracionada, apenas consolidada, e esse procedimento acaba não só prejudicando as suas entregas, mas colocando as vendas em risco.
Entenda as necessidades com relação às entregas e possíveis dificuldades para elas (acesso, troca de modalidade de transporte, segurança). Uma análise profunda normalmente mostra que pouco conhecemos sobre esses fatores, o que cria problemas no momento da entrega, exigindo novos custos.
Analisar a eficiência no cumprimento de prazos, tempo de respostas em casos especiais, avarias, perdas e todos os custos ocasionados (multas, vendas perdidas, outros). Esse é o seu custo total e não apenas o frete.
A maioria das transportadoras tem suas próprias tabelas e elas nem sempre se adequam à sua necessidade. É importante criar uma tabela que padronize os pontos mais importantes para o seu negócio numa escala de importância. Após isto, elabore uma análise comparativa dando peso conforme as suas prioridades, e assim chegaremos aos fornecedores que melhor atenderão o seu negócio.
Como você pôde observar, é extremamente complexo realizar uma política de redução de custo de fretes numa empresa. São muitas as ações que precisam estar coordenadas e ajustadas no dia a dia. Mas como executar esse plano, no meio de tantas prioridades de produção, vendas e marketing?
Ter uma consultoria especializada em redução de custos, como a Expense Reduction Analysts – ERA pode fazer a grande diferença na qualidade das ações, dos resultados e na rapidez de retorno deles.
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