O levantamento traz relatos de empresas das cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Itajubá, Lavras, Matias Barbosa, Matozinhos, Muriaé, Oliveira, Ouro Preto, Paraisópolis, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Sabará, Santa Luzia, São João del-Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba e Uberlândia. Os autores coletaram a memória de representantes das empresas familiares – algumas em sua quarta geração administrativa –, que contaram suas lembranças da história do TRC.
Com relatos de uma época em que os caminhões mais possantes carregavam apenas oito toneladas de carga, o livro traz dados curiosos, como a empresa mais antiga na estrada – a Picorelli Transportes, surgida em 1931. Segundo Ana Maria, o trabalho não foi fácil, pois são histórias de uma época em que não se contava com a facilidade de registros que existe hoje em dia. As entrevistas orais, realizadas com os fundadores das empresas ou representantes aptos, precisaram passar por um trabalho de conferência e posterior autorização para serem publicadas.
Com tom saudosista, a obra pode ser considerada um livro-documento. Transportador Mineiro – História Pioneira – foi realizado em parceria com a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) e contou com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Rouanet. Lançado pela Interiorana Cultural, o livro é patrocinado pelas empresas Expresso Nepomuceno, Martins, Expresso Vera Cruz, Fátima Transportes, Jamef Encomendas Urgentes, Tora Logística, Tora Transportes, Transavante e Vic Transportes.
Transportador Mineiro – História Pioneira
Ana Maria Nogueira Rezende e Luciano Alves Pereira
276 páginas
RS 150,00
Interiorana Cultural