O livro “Logística e Transporte no Processo de Globalização”, um lançamento da Editora Unesp e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI), compila pesquisas para a discussão desse tema fundamental para desatar os nós do crescimento da economia brasileira. A obra aborda desde a abertura dos grandes países da periferia a produtos e capitais internacionais, a partir da década de 1980, até as mudanças no processo produtivo decorrentes da globalização dos mercados.
É nesse momento que as corporações transnacionais ampliaram seus mercados e sua produção a fim de operar com maiores escalas e menores custos, e os países se viram expostos a um intenso intercâmbio de partes, componentes e produtos finais. O resultado foi uma “explosão” no fluxo de transportes e houve a necessidade de incluir logísticas mais sofisticadas, entre elas as tecnologias multimodais.
No caso do Brasil, apesar do intenso crescimento de oportunidades pela duplicação do fluxo de comércio do país no período de 2003 a 2006, é apontado no livro que tanto o transporte aéreo como o aquaviário e o intermodal tiveram uma expressiva queda, o que resultou na perda de grandes oportunidades de agregar valor aos produtos exportados. Organizado pelo economista Josef Barat, professor livre-docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o livro apresenta diversas propostas para entender as causas desse fenômeno e indica caminhos para reverter a tendência negativa.
Logística e Transporte no Processo de Globalização: Oportunidades Para o Brasil
Organizador: Josef Barat
Autores: Armando Amorim Ferreira Vidigal, Clarisse Messer, Gilberto Dupas, José Carlos Mello, Josef Barat, Mário César Flores e Mauro Gandra
256 páginas
R$ 36
Tel.: (11) 3242-7171
www.editoraunesp.com.br