A Volvo lança no mercado o novo caminhão VM com peso bruto total (PBT) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. Com isso, A linha VM, que já oferecia uma ampla gama de veículos para atender às diferentes necessidades do transportador, agora tem um modelo para suprir uma demanda específica: o segmento de caminhões que atuam em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção.
O novo veículo chega proporcionando a maior capacidade de carga útil de sua classe e será comercializado no Brasil e em todos os demais países da América Latina que aplicam a norma Euro 5 de emissão de poluentes. Equipado com o tradicional motor de 330 cv e uma configuração de eixos 6x4, é também o caminhão mais leve de sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador.
O VM de 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas. Ele tem, por exemplo, os robustos eixos trativos com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta, e a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX, que proporciona uma sensível redução no consumo de combustível, menor custo de manutenção e mais conforto para o motorista. Outro destaque do veículo é o bloqueio de diferencial entre eixos e entre rodas.
O eixo dianteiro, que na versão anterior suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas. Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas. No total, são 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga. A suspensão dianteira é dimensionada para 8 toneladas. Tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. Esse conjunto mantém a característica tradicional dos veículos da marca de alto conforto e segurança para o motorista nas aplicações em vias não pavimentadas. Já a suspensão traseira é composta de feixe de molas semielípticas e projetada para suportar 24 toneladas. É mais robusta e proporciona manutenção simplificada, pois, em caso de necessidade, é possível trocar apenas uma das lâminas.
Outra característica importante do VM fora de estrada são os freios a tambor Z Came, os mesmos do FMX. Eles oferecem inúmeras vantagens, principalmente maior durabilidade das lonas e maior capacidade de frenagem, além de mais segurança na operação. Já os cilindros de freios traseiros foram montados sobre os eixos, posição que garante maior segurança para os componentes, protegendo-os de eventuais danos causados por obstáculos no solo. O vão livre maior na área sob os eixos também permite uma operação mais segura em estradas sem asfalto.
Com um balanço traseiro curto, que facilita a implementação de caçambas basculantes, o novo VM tem ainda inúmeras opções de tomadas de força, uma tela de proteção do radiador reforçada, protetor de cárter de série e lanternas traseiras em led.