A Rucker Equipamentos Industriais disponibilizou para o mercado a nova versão do TT40, trator desenhado especificamente para operações em portos e terminais portuários, centros logísticos, mineração. Um dos diferenciais do modelo é o exclusivo sistema de quinta roda móvel, que permite o acoplamento à carreta acionado de dentro da cabine, diferentemente do que acontece com os cavalos mecânicos convencionais. A possibilidade do engate automático, bem como do translado de carreta, evita o manivelamento manual das patas de elefante.
Do interior da cabine, o operador consegue fazer a elevação da quinta roda e não precisa descer da cabine para acoplar ou desacoplar a carreta, o que gera agilidade. Nas instalações onde o TT40 está em operação, o equipamento faz o trabalho de cinco cavalos mecânicos convencionais na operação em centros logísticos. Já no porto, o equipamento pode substituir até três cavalos mecânicos. Essa alta performance está associada à robustez do equipamento, que foi especificamente projetado para operações que demandam força. Além disto, o custo de manutenção é menor. Os caminhões convencionais são projetados para uso misto, diferente do TT40.
O equipamento tem em sua composição motor Cummings ou MWM, de baixa potência e alto torque, o que gera economia de combustível de aproximadamente 50% se comparado com um caminhão convencional. Conta também com transmissão automática Allison, de seis marchas, além da ré, para suportar o engate frequente de marchas, que em oito horas de operação o volume de troca de marchas pode chegar a 4 mil movimentos.
Na nova versão do TT40, fabricada na unidade fabril da Rucker localizada em Carapicuíba (SP), a cabine mudou completamente graças a uma parceria com a empresa Smarttech. O equipamento abandonou as linhas mais quadradas para ganhar um ar de modernidade, com mais ergonometria. Agora, a cabine, que tem ar condicionado, é muito similar às cabines de colheitadeiras agrícolas, com uma grande área envidraçada e, consequentemente, maior ângulo de visibilidade.
Outras mudanças no novo TT40 que chega ao mercado nas versões 4x4 e 4x2 foram a motorização, saindo de um motor mecânico para um eletrônico, mais alinhado em termos de necessidades de emissão de poluentes e desempenho. Além disso, a dirigibilidade é mais simples.
O modelo anterior sai de linha, mas a intercambialidade entre os modelos é completa, sem problemas para eventuais manutenções. O TT40 está em operação no Tecon Salvador, no Tecon Rio Grande, no Ecoporto, na AmBev, no Walmart e outras centros de operações que demandam agilidade e alta produtividade.