Desde o mês de janeiro, a Mercedes-Benz disponibiliza como item de série o freio a tambor para seus caminhões extrapesados Axor e Actros 6x2 e 6x4 versão estradeiro (com eixos sem redução nos cubos). A maior abrangência de aplicação desse item é mais um resultado do conceito Econfort (economia + conforto + força/desempenho) da companhia.
O freio a tambor é indicado para operações mistas, nas quais o caminhão roda tanto em rodovias asfaltadas quanto em estradas de terra, bem como nas condições de intensa presença de poeira ou cascalho. Nessa situação, o cliente conta com uma solução mais robusta e durável, que proporciona um menor custo operacional.
A disponibilização do freio a tambor para as versões estradeiras do Axor e do Actros amplia ainda mais o leque de opções da Mercedes-Benz, que continua contando com a versão de freio a disco. O item já estava disponível na versão multiuso (eixos com redução nos cubos) desses veículos.
Os modelos Axor 2536, 2541 e 2544 LS 6x2 (de suspensão pneumática) com configuração de entreeixos de 3600 mm receberão o freio a tambor a partir de fevereiro de 2015. Isso permite que os clientes escolham a configuração que melhor atende suas demandas de transporte, levando em conta também as características dos locais de operação do seu caminhão.