A Jost Brasil, fabricante de sistemas de acoplamento, apresenta o novo engate de contêiner, desenvolvido especialmente para o mercado de reposição e implementos rodoviários. A peça é 23% mais leve, o que gera ganho no transporte da carga, sem comprometer o desempenho final do produto.
Com as melhorias efetuadas na trava, que no novo modelo é frontal, o engate proporciona uma ação mais eficiente na porca, que evita perda de aperto involuntária e garante maior segurança ao semirreboque e sua carga.
A nova versão do engate de contêiner foi desenvolvida para proporcionar maior facilidade de operação e fixação da porca, que no novo conceito é fixada por um pino elástico que evita qualquer possibilidade de perda do componente.
O projeto, iniciado em 2013, teve seu desenvolvimento executado ao longo de um ano e meio, em conjunto com o centro de desenvolvimento da Jost na Alemanha. Por ser um item de segurança do veículo, foi devidamente testado e aprovado em laboratórios, para atender aos exigentes critérios do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e assim obter a homologação do produto.
As variações do engate são utilizadas em semirreboques do tipo base de contêiner (esqueletal), plataformas (com assoalho de aço ou de madeira) ou bitrens graneleiro e carga seca.