Diversas melhorias tecnológicas estão presentes no novo modelo, tais como o emprego de ranhuras em três dimensões e uma maior quantidade de borracha na banda de rodagem, que passou a contar com quatro sulcos, garantindo um desgaste mais uniforme do pneu. Já o desenho tridimensional é responsável por melhorar a tração, com as ranhuras entregando mais desempenho em pisos molhados e, consequentemente, aumentando a segurança do condutor. As cintas reforçadas, altamente tensionadas, absorvem melhor as forças laterais e longitudinais, o que contribui para elevar o seu índice de recapabilidade. No talão, resistência e conforto estão combinados, sendo que o novo composto empregado na área de contato do aro do pneu garante mais resistência ao processo de montagem e protege melhor o conjunto da ação do calor.
Outra tecnologia presente no ContiHybrid LA3 é o Air Keep Inner LinerTM. Ele alia o emprego de um novo composto no inner liner (parte interna do pneu) a um novo sistema de vulcanização, possibilitando uma retenção até 50% mais eficiente da pressão de ar interna, o que contribui para uma maior durabilidade e amplia a recapabilidade da carcaça. A redução na deformação da carcaça também colabora para diminuir a resistência do pneu ao rolamento, proporcionando reflexos na economia de combustível e na menor emissão de CO2 na atmosfera, ampliando o ciclo de vida do pneu.