A Sascar, especializada em gestão de frotas e rastreamento de veículos, divulgou, no mês de julho, a comercialização do RF Nacional, sistema de rastreamento de veículos baseado em RF (radiofrequência) e GSM (Global System for Mobile, ou Sistema Global para Comunicações Móveis). A novidade é o uso dessas duas tecnologias para o rastreamento e recuperação em caso de roubo ou furto em áreas de risco.
Em condições normais, o dispositivo transmite os dados via GSM e, caso necessário, é acionado o RF para recuperação. Ele também é mais resistente à interferência de jammers, aparelhos utilizados para cortar o sinal de rastreadores e de celulares, e possui bateria backup com autonomia de cinco dias. O seu índice de recuperação de cargas é de cerca de 80%.
O produto pode ser utilizado não apenas para aqueles que ainda não possuem um serviço de monitoramento e recuperação, mas também para toda frota de veículos que já tem um rastreador, mas que precisa de uma segurança adicional contra roubos.
O RF Nacional é um produto complementar às tecnologias convencionais de rastreamento com GPS. A instalação pode ser feita tanto em veículos leves como pesados. Em caso de roubo, a equipe Sascar atua imediatamente em conjunto com a polícia para a localização do veículo. O aparelho possui cobertura em todo o país, inclusive em lugares fechados.