A TNT Express anunciou, neste mês de abril, a implantação de uma nova modalidade de entrega que visa colaborar com o meio ambiente reduzindo a quantidade de emissões de gases nocivos à atmosfera. Trata-se do Foot Courier, serviço realizado por mensageiros sem a utilização de automóveis.
Com a novidade, os colaboradores da transportadora de cargas expressas fazem entregas e coletas de documentos a pé ou utilizando ônibus e metrô. O serviço já está disponível nos grandes polos empresariais da cidade de São Paulo (Avenidas Paulista, Brigadeiro Faria Lima e Engenheiro Luís Carlos Berrini) e do Rio de Janeiro (Avenidas Rio Branco e Presidente Wilson e Candelária).
Como comparação, a TNT Express indica que um veículo de carga pequeno emite em média 1,1015 kg de dióxido de carbono (CO2) mensalmente, enquanto a modalidade Foot Courier apresenta emissão zero. Além disso, o serviço proporciona mais eficiência, driblando o trânsito existente nos principais corredores de negócios de ambas as cidades.
O fator financeiro também é um diferencial. De acordo com a empresa, uma entrega realizada utilizando veículos custa até 36% mais na comparação com o Foot Courier. O serviço apresenta ainda menores riscos de acidentes e furtos e período estendido – as entregas e coletas podem ser realizadas até as 19 horas, em vez de até as 17.