A AmstedMaxion e a Norgren, empresa norueguesa que atua no segmento de automação pneumática e controle de fluídos, se uniram e desenvolveram uma tecnologia de descarga automatizada de vagões. O sistema é derivado de um manual, por meio da instalação de um cilindro pneumático especial, quer transmite força por meio de um eixo principal ligado às portas. Desta forma, somente um cilindro é capaz de abrir as oito portas de descarga, com o vagão inclusive em movimento. A novidade é aplicada a todo modelo de vagão graneleiro que tem como característica o descarregamento inferior.
O cilindro foi projetado com uma trava incorporada que independe de qualquer acionamento, ou seja, existe uma trava interna atuando que garante o funcionamento do sistema mesmo com ausência de ar comprimido. Durante a operação, essa trava é combinada com mais dois sistemas de redundância, chamados joelho mecânico e trava pneumática. Essa combinação garante a integridade do sistema mesmo com incidência de vandalismo. Para acionar a ferramenta, uma chave atua na válvula do sistema pneumático, acionando automaticamente o atuador que libera a trava do cilindro de operação.