A Prosegur, empresa que atua no setor de segurança privada, apresenta ao mercado soluções de reconhecimento e monitoramento de veículos, contêineres e vagões ferroviários e também reconhecimento de pessoas.
O ICR (sigla em inglês para Reconhecimento Inteligente de Caracteres), por exemplo, é aplicado no controle de acesso de veículos para operações de entrada e saída em recintos alfandegados. Aplicado de forma independente ou integrado a outras plataformas de acesso, a solução opera sem intervenção humana.
Instalado em portais unidirecionais ou bidirecionais, o ICR é composto por câmeras, lentes e iluminadores que identificam caracteres nas placas dos veículos e dos contêineres carregados com o caminhão em movimento, dinamizando o fluxo. Além disso, o sistema é capaz de identificar avarias nos contêineres.
Para o monitoramento de ativos a Prosegur disponibiliza o MDVR (Mobile Digital Video Recorder), equipamento de gravação e vigilância remota que pode ser utilizado em caminhões e trens, por exemplo. Por meio de câmeras instaladas no interior dos veículos, o sistema permite o acompanhamento e ainda fornece a localização via GPS. O equipamento também oferece a opção de instalação de um botão de pânico que, quando acionado, inicia a transmissão imediata das imagens a uma central de monitoramento.
Por fim, a empresa apresenta ao mercado o Morpheus 3.0, uma ferramenta de reconhecimento facial indicada para utilização em áreas restritas, como recintos alfandegados. O sistema analisa a estrutura tridimensional do rosto e, em uma fração de segundo, identifica o usuário e realiza comparações com seu banco de dados para verificar se a pessoa possui autorização de acesso ou pertence a uma lista de restrições.