A Volvo apresentou, em evento realizado em Trancoso (BA), no dia 26 de agosto, a nova linha de caminhões VM para o Brasil e a América Latina. Já disponível nos modelos 4x2, 6x2 e 6x4, a principal novidade da quarta geração é a introdução das versões 8x2 e 8x4, direcionadas para trabalhos rodoviários, mas que atendem também aplicações vocacionais, como betoneiras e caçambas.
Os novos caminhões de quatro eixos proporcionam um aumento de 22% na capacidade de carga, saltando de um peso bruto total de 23 toneladas para 29 t. Com opções de motores de 270 cv ou 330 cv, os veículos 8x4 podem contar com caixas de câmbio de seis, nove ou 12 marchas. Na versão 8x4, elas podem ter dez ou 12 marchas, para adequar o caminhão ao tipo de operação específico de cada transportador.
O segundo eixo direcional possui um suspensor comandado pelo painel para economia de pneus e combustível. O VM com quatro eixos conta ainda com sensor de carregamento que impede que o motorista levante equivocadamente o eixo direcional após o caminhão ter atingido velocidade superior a 10 km/h, evitando operações com sobrecarga.
O visual da cabine do novo VM foi concebido para se aproximar o máximo possível ao dos caminhões da linha FH comercializada no mercado europeu. A parte frontal foi totalmente redesenhada e conta agora com novos faróis que apresentam luzes diurnas de Led em forma de V, que ficam constantemente acesas, separadas da luz baixa, proporcionando maior visibilidade e servindo como identificação visual da marca Volvo.
O módulo do para-choque foi renovado, utilizando uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. O painel frontal superior ficou maior e carrega agora a logomarca da Volvo, que antes ficava na parte inferior. A empresa informa que, no próximo ano, os veículos VM passarão a contar com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift.