No início de 2013, a Ford anunciou sua entrada no segmento de caminhões extrapesados com novos veículos da linha Cargo, cuja produção teve início em junho, na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP). O projeto, que teve começou em 2009 e demandou investimentos de R$ 670 milhões, uniu Brasil e Europa no desenvolvimento dos modelos Cargo 2042 4x2 e Cargo 2842 6x2, que chegam no mercado neste mês de agosto.
Destinados a aplicações rodoviárias de longa distância, os veículos, que possuem capacidade para 49 e 56 toneladas de carga, são equipados com novo motor FPT de 10,3 litros, que atende às normas Euro 5 de emissões de poluentes. Com 420 cv de potência, os propulsores dos extrapesados da Ford apresentam torque de 1.900 Nm. Ambos os caminhões trazem câmbios automatizados ZF AStronic de 12 velocidades de série.
Fabricados pela Meritor, os eixos dos veículos fazem parte de uma nova geração de produtos com soldagem a laser, operação que elimina parafusos para a fixação na caixa do diferencial. Além disso, o sistema de bloqueio permite maior capacidade de manobra em terrenos escorregadios, proporcionando mais segurança.
Os dois modelos apresentam ainda controle automático de tração, que evita que as rodas patinem, e freios ABS com Eletronic Brake Force Distribuition (EBD), sistema que controla a força da frenagem nos eixos do caminhão. O Cargo 2842 conta com a opção do Eletronic Stability Program (ESP), que reconduz o veículo à trajetória original em caso de desestabilização.
Com cabine leito de teto alto, os caminhões Cargo extrapesados contam com inúmeros itens que garantem a segurança e o conforto do condutor, como novo volante com empunhadura melhorada e revestimentos de maior durabilidade, além de ar-condicionado e vidros, travas e retrovisores elétricos de série. O painel traz ferramentas para monitoramento que indicam fatores como melhor rotação do motor para reduzir o consumo de combustível, acompanhamento em tempo real do consumo e, ao final da viagem, dados sobre autonomia e produtividade com base na operação realizada.
A cabine basculante, que alcança um ângulo de até 68º, facilita o acesso aos componentes do motor, além de oferecer acesso a itens de manutenção por meio da grade frontal escamoteável. Os novos caminhões da Ford rodaram mais de 1 milhão de km em testes nos campos de provas em Tatuí (SP), Gebze, na Turquia, Boxberg e Behr, na Alemanha, Lommel, na Bélgica, Idiada, na Espanha, e Mira, na Inglaterra. Além disso, os testes de frenagem foram realizados em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da Arábia Saudita.