A Pack Less Desenvolvimento & Inovação, empresa brasileira que atua com soluções voltadas ao segmento logístico, disponibiliza no mercado um produto que representa uma alternativa aos tradicionais paletes feitos em madeira ou plástico.
Carregando o mesmo nome da fabricante, o Pack Less é um palete flexível que tem como matéria-prima o polipropileno – material reciclável derivado do propeno – e é fabricado em um processo industrial que dispensa o uso de moldes e energia térmica, e não gera resíduos sólidos, líquidos ou gasosos.
Com capacidade de carga estática de 4 toneladas e dinâmica de 1,5 t, o Pack Less é indicado para o transporte de sacos, big bags, bobinas e octabins (grandes embalagens feitas de papelão grosso para o armazenamento de produtos sólidos). As entradas para os garfos da empilhadeira estão localizadas na parte superior do palete, apresentando desníveis que são absorvidos pelas embalagens localizadas na base da carga.
O Pack Less pode ser utilizado em ambientes de baixa temperatura, pois além de ser impermeável e não absorver a umidade do ar, os efeitos do estresse causado por congelamento são atenuados, devido ao fato de ser um produto flexível. Mais leve do que os paletes existentes no mercado (pesa menos de 3 kg), o produto não possui peças de fixação em sua estrutura, é imune a contaminações, não inflamável e permite fabricação customizada, em diferentes cores ou com a impressão de logomarcas, por exemplo.
O Pack Less é customizado de acordo com a necessidade de cada cliente. A empresa oferece um serviço completo, que inclui consultoria, testes e validação, desde o dimensionamento da demanda até o acompanhamento da implementação do produto nas operações, com contratos formatados para cada tipo de negócio.