.
A Seal, empresa brasileira de fornecimento de produtos de tecnologia para implantação e suporte de identificação e captura automática de dados, automatizou o depósito de peças da montadora alemã BMW, localizado na cidade de São Paulo. A primeira fase, que durou dois meses e meio, começou em agosto de 2003 com o levantamento de todos os processos efetuados pelo armazém. Em seguida, vieram os testes funcionais e integrados, treinamento, implantação e operação assistida. A etapa foi concluída com a implantação de coletores de código de barras, antenas para redes sem fio e impressoras de etiquetas para o controle do depósito e a distribuição de peças para carros e motos.
Antes do projeto, todas as operações de entrada, conferência, envio e saída, entre outras atividades, eram realizadas manualmente. Com a automação dos processos, foi possível à BMW identificar novas necessidades e oportunidades. Veio então a segunda fase do projeto, na qual foram melhoradas algumas operações e criados novos processos.
A BMW possuía um ERP (SAP) como software de gestão. A Seal implantou o SapConsole, ferramenta que integra a coleta de dados com radiofreqüência. De acordo com Martin Gerosa, engenheiro da Seal responsável pelo projeto na BMW, após a automatização do depósito houve meses em que o índice de erros foi zero. Na movimentação de linhas por hora – cada linha conta com até mil itens – registrou-se aumento de 25% na produtividade. A expectativa da Seal é de que a BMW supere a marca de 15 linhas por hora – padrão utilizado pelas montadoras para medir a produtividade.
Há um ano, a fabricante de carros alemã retomou o controle de seu armazém, antes terceirizado, para ter maior controle no atendimento aos 21 concessionários da marca no Brasil. E, para otimizar a operação, o projeto implantado pela Seal inclui a automação do recebimento, a identificação dos materiais, armazenagem, inventário permanente, separação para expedição, conferência da separação, embalagem e expedição para os concessionários da marca.
www.bmw.com.br
www.seal.com.br
Leia mais sobre o projeto da Seal para a BMW na edição de dezembro da Revista Tecnologística