A Iveco apresenta ao mercado seu caminhão médio Vertis HD (Heavy Duty), novidade que chega em duas versões – 9 toneladas e 13 t, este com opção de cabine estendida. Com o lançamento, a montadora prevê ampliar para 7% seu market share no segmento de caminhões de 8 a 15 t de Peso Bruto Total (PBT). Trata-se de um segmento que deve atingir a marca de 45 mil unidades apenas em 2013.
Entre os diferenciais do novo produto, destaque para a estrutura do chassi. Inspirada no Iveco Tector, ela possui bitolas conforme padrão de mercado, possibilitando qualquer tipo de implemento. O basculamento também foi facilitado por um novo sistema, que torna mais simples o travamento da cabine.
Os veículos vêm equipados com propulsores NEF 4, da FPT Industrial. Na adaptação para a tecnologia Euro V, os motores, segundo a companhia, ganharam redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Além da redução de consumo, os propulsores também tiveram incremento de potência. O motor do Vertis HD 9 t está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13, o ganho foi de 3,4% no torque. Em números, são 177cv (maior potência da categoria) e 570Nm @ 1.250 rpm para a versão 9 t. No caso do modelo de 13 t, o motor tem potência máxima de 182 cv e torque máximo de 610 Nm @ 1.300 giros.
O sistema de suspensão da cabine é outra novidade. Isso porque ele é dotado com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores. A suspensão primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de uma nova barra estabilizadora.
Destaque da versão 13 t, a cabine estendida comporta 862 litros, capaz de armazenar utensílios de uso pessoal do condutor e aumentar a sensação de espaço na cabine.
Itens
Além dos novos componentes mecânicos e mudanças estruturais, as duas versões do Vertis HD contam com uma gama variada de itens de série. A lista inclui faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos faróis, cabine estendida (13 t), ar-condicionado (13 t), predisposição para rádio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintético, além de porta-objetos.
Como opcionais, os veículos contam com rádio com CD Player MP3, segundo tanque de combustível, preparação para tomada de força e ar-condicionado para a versão 9.