A Pirelli lança no mercado brasileiro o sistema Cyber Fleet, uma solução que monitora de forma constante e automática a pressão e a temperatura dos pneus dos caminhões. Além de segurança, a novidade proporciona ao frotista uma economia de aproximadamente R$ 600 reais por veículo ao ano, referente ao menor consumo de combustível e ao aumento da vida útil do pneu.
A tecnologia, que já percorreu aproximadamente 7 milhões de quilômetros de experimentação na Europa e na América Latina, encontrava-se em fase de testes no Brasil desde o mês de março. Foram monitorados mais de 3.900.000 quilômetros percorridos por 13 veículos com 78 sensores.
Para o desenvolvimento do Cyber Fleet, a Pirelli contou com a colaboração da Schrader Eletronics, da Magneti Marelli e da Autotrac. A solução funciona por meio da utilização de um dispositivo Tyre Mounted Sensor (TMS) posicionado dentro do pneu, que realiza o monitoramento e permitindo ao gestor da frota implementar procedimentos precisos de diagnóstico e intervenção. O sensor também exerce a função de identificador por radiofrequência de cada um dos pneus.
O Cyber Fleet está disponível nas versões estática e dinâmica. Na dinâmica, a integração com o sistema telemático de Magneti Marelli permite a exibição simultânea de sinais únicos dos sensores montados no veículo e a sua sucessiva transmissão telemática para uma central de dados. A notificação de anomalias de pressão e temperatura é feita em tempo real por meio de uma conexão de internet com um aplicativo específico.
Na modalidade estática, os dados revelados pelo sensor podem ser lidos com o veículo parado por meio de um leitor externo que recebe, de cada sensor, as informações de temperatura e pressão. Os dados podem ser transferidos para um computador para sucessiva análise e arquivamento.