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Linha Volkswagen Worker Euro 5, da Man Latin America

Veículos que dispensam tanque de Arla 32 começaram a ser produzidos em agosto no Rio de Janeiro
Por Redação em 17 de agosto de 2012 às 13h45 (atualizado em 29/08/2012 às 12h09)

A Man Latin America, fabricante de caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões Man, iniciou este mês a produção em sua fábrica em Resende (RJ) de três modelos da linha Volkswagen Worker – 13.190, 15.190 e 17.190 – com tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation), ou seja, Recirculação de Gases de Exaustão, tecnologia que atende a nova legislação de emissões de gases (Proconve P-7), dispensando a necessidade do aditivo Arla 32.

A utilização da tecnologia EGR garante melhor aproveitamento do espaço do chassi, uma vez que não exige a instalação de tanque adicional. Isso se torna vantagem para os fabricantes de implementos pela facilidade da instalação de todos os tipos de carroceria e para o cliente, que poderá inclusive aproveitar carroçarias que estão atualmente em operação.

Os veículos são indicados para operações urbanas e de médias distâncias como transporte de bebidas, coleta de lixo, transporte de carga frigorificada, guindaste e auto bomba. Os novos modelos apresentam inovações em segurança, durabilidade, conforto e funções eletrônicas implementadas graças ao conceito Advantech.

As novidades são equipadas, ainda, com o novo motor Man D08 de 4,6 litros, quatro cilindros e potência de 190 cavalos. Desenvolvido especialmente para aplicações em veículos comerciais, o motor possui dois estágios de sobrealimentação (turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR de pós-tratamento de emissões.

O D08 oferece, também, desempenho maximizado mesmo em baixas rotações e garante uma série de benefícios como baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo para as manutenções e menor emissão de gases poluentes. Outro diferencial do motor D08 é o exclusivo sistema de freio motor EVB, que proporciona maior poder de frenagem, garantindo segurança e reduzindo os custos de manutenção.

Os caminhões são equipados com a transmissão Eaton 5406 de seis marchas, acionamento a cabo e embreagem com diâmetro de 395 mm. Houve, ainda, mudanças na parte estética do veículo, que recebeu lanternas traseiras com novo design e melhor isolamento contra infiltração de água. Além disso, a lanterna conta com lâmpadas individuais para cada função, com sistema de amortecimento interno.

Dentre os novos modelos, o que se destaca é o Volkswagen Worker Advantech 17.190 na versão Distributor. O modelo já vem preparado com itens específicos para atender ao mercado de transporte de bebidas. O caminhão conta com motor de partida reforçado, nova suspensão dianteira e amortecedores recalibrados, nova suspensão traseira com eixo reforçado e molas curtas reposicionadas, cardan adicional já fixado no chassi, preparação para alongamento do chicote elétrico, além do novo sistema de exaustão com o escapamento reposicionado, evitando interferência com o chassi.

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