Por Redação em
17 de setembro de 2004 às 16h28 (atualizado em 26/08/2011 às 14h15)
Apresentado pela Ford como protótipo na Feira Internacional do Transporte – Fenatran, no ano passado, foi lançado nesta sexta-feira o F-350 Cabine Dupla que, segundo a montadora, não encontra concorrentes diretos no mercado nacional por reunir, num único veículo, a robustez e capacidade de carga de um caminhão e o conforto e dirigibilidade de um automóvel, podendo acomodar até seis pessoas. Por isso, apresenta também grandes vantagens em operações que envolvam o transporte de cargas e de pessoas simultaneamente, que exigiriam dois veículos.
Ele foi construído sobre a plataforma do F-350 Cabine Convencional, mantendo a mesma plataforma de carga (2.630 mm), e não tendo perdido nada da capacidade volumétrica original do modelo convencional. Mesmo com a cabine estendida em 893 mm, a capacidade foi mantida devido ao aumento da distância entreeixos, de 4.475 mm. O comprimento total do caminhão é de 6.623 mm.
Seu peso total é de 2.680 kg (contando somente com o motorista), e o F-350 CD tem Peso Bruto Total (PBT) homologado de 4.500 kg de carga útil. A decisão de manter esse peso foi estratégica, uma vez que, acima desse patamar, a legislação determina que o veículo seja equipado com tacógrafo, o que representaria um custo adicional e desnecessário para o usuário. A carga útil mais carroceria em ordem de marcha é de 1.800 kg, e a carga útil mais carroceria varia de 1.375 a 1.745, dependendo do número de ocupantes.
Para garantir também o mesmo desempenho do modelo F-350 convencional, o novo CD foi equipado com motor diesel Cummins B 3.9 L de quatro cilindros em linha, com 141 cv de potência e 51 kgfm de torque. Ele possui ainda embreagem auto-ajustável, suspensão dianteira tipo "Twin-I-Beam", em aço forjado, com molas helicoidais independentes reforçadas, para compensar a maior distância entreeixos, amortecedores hidráulicos de dupla ação (também disponível no conjunto traseiro) e barra estabilizadora.
O eixo traseiro autoblocante garante tração eficiente em diversos tipos de terreno e o sistema de freios é dotado de discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira, sendo dotado de Válvula Sensível à Carga (LSV) que regula a pressão dos freios traseiros de acordo com o carregamento, oferecendo eficiência e segurança nas frenagens. O tanque tem capacidade para 110 litros.
Outra vantagem do F-350 CD é a utilização de rodagem simples na traseira. Além da economia com pneus, traz também redução nos pedágios, pois paga a tarifa de um carro de passeio.
O chassi tipo escada com longarinas retas facilita o encarroçamento e permite a instalação de diversos tipos de implementos, como carroceria tipo baú, cesto aéreo ou reboque.
O F-230 cabine dupla é indicado para empresas que necessitam de agilidade e versatilidade na utilização e que, além da carga, necessitem transportar pessoas, como, por exemplo, prestadoras de serviço de manutenção pública (redes elétrica e de água e esgoto ou sinalização de trânsito), publicitárias e concessionárias de rodovias. Em regiões rurais, também é indicado pelo uso misto, como caminhão para o trabalho e automóvel para os finais de semana.
Para tanto, sua cabine de passageiros conta com confortos normalmente encontrados somente em automóveis, como ar condicionado (opcional), banco com revestimento em tecido, preparação para instalação de equipamento de som, vidros verdes e painel traseiro com rede porta-objetos. Possui ainda trava para as portas traseiras, o que reforça sua utilização como carro da família.
www.ford.com.br
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade.
Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.