As soluções utilizam transportadores de paletes que se movimentam de forma autônoma por trilhos na estante, oferecendo longo alcance para armazenagens em grande profundidade, que dificultariam o trabalho manual.
Uma empilhadeira carrega o transportador nos garfos e deposita na estante onde os paletes serão movimentados. Após o acionamento, o sistema de controle executa automaticamente todas as viagens e movimentos de elevação necessários para o armazenamento ou retirada dos paletes. O shuttle UPC se locomove por trilhos embaixo dos paletes sem qualquer conexão com a empilhadeira. Sensores reconhecem a posição da carga, permitindo o empilhamento livre de colisões.
O IPC funciona de maneira similar, porém, em vez de mover o palete por baixo, este age como um garfo padrão de empilhadeira. O carregador é acoplado ao mastro do equipamento e liberado na entrada do sistema de armazenagem para então realizar a movimentação do palete. Na retirada da carga, o shuttle é acoplado novamente à empilhadeira.
A composição completa das soluções consiste em um conjunto que agrupa a estrutura de canais nas estantes de armazenagem, os carregadores e o equipamento de movimentação. Qualquer empilhadeira convencional pode servir para o transporte dos shuttles. O sistema é todo projetado levando em conta o tipo de transportador utilizado e as necessidades de armazenagem. Assim, cada canal é equipado com seus próprios trilhos especialmente adaptados para garantir uma viagem segura aos shuttles.