A 3T Systems, desenvolvedora de soluções de rastreamento e monitoramento de cargas, agregou à sua solução 3T Frota um novo recurso de inteligência embarcada. A tecnologia permite que o rastreador instalado no veículo execute automaticamente ações preventivas para cada situação de risco, como roubo de cargas, acidentes e desvio de rota, independente da intervenção da Central de Monitoramento ou do sinal de GPRS.
A nova função possibilita ao operador, ainda, monitorar uma quantidade maior de veículos, reduzindo custos nas centrais de monitoramento. Também faz com que as regras e ações preventivas estipuladas de acordo com o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) sejam previamente estabelecidas e carregadas na memória do rastreador e são automaticamente acionadas em situações de risco. A novidade beneficia embarcadores, seguradoras, gerenciadoras de risco, corretoras de seguros, cooperativas de transportes, transportadores e autônomos.
A solução 3T Frota com inteligência embarcada passa a ser ofertada em um pacote de serviços que inclui o software de gestão Monitor, o equipamento e o terminal de dados, além dos atuadores e sensores.
O software Monitor permite à gerenciadora de riscos acompanhar as viagens implementando diversos recursos de segurança como cerca eletrônica, área de risco e parametrização de eventos. O sistema ainda dispõe de dois tipos de perfis de implementação para o uso do novo recurso. O perfil básico oferece combinações de até oito entradas, mensagens padrão do teclado e alvos geográficos circulares que podem acionar até quatro saídas. Já o modo personalizado oferece combinações com mensagens padrão do teclado, específicas de cada cliente, verificação de cadastro de motorista e alvos geográficos poligonais como áreas e rotas.
O equipamento fornecido possui um módulo interno denominado Ações Embarcadas, que permite ao usuário definir e customizar as regras de sua operação, visando mais segurança e capacidade de realizar o gerenciamento de todas as ocorrências do veículo, sem a necessidade de sinal GPRS ou cobertura via satélite.
Por fim, o terminal de dados é um dispositivo que autoriza a interação do motorista com a central de monitoramento ou gerenciadora de risco. Ele possibilita também a comunicação com a central de monitoramento por meio do envio e recebimento de mensagens de texto ou dados pré-programados. Ainda é possível selecionar ações pré-configuradas por teclas especiais, efetuar a configuração e diagnosticar dispositivos conectados à rede de comunicação.