A Vipal, empresa brasileira fabricante de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar, apresentou o Bat/RF na Fenatran 2011. Trata-se de sistema baseado no envio de informações por radiofreqüência que registra a pressão dos pneus, além da quilometragem e do consumo de combustível.
O Bat/RF tem como diferenciais a rápida identificação do pneu com baixa pressão por meio de um sistema de alerta visual, além da alta precisão na medição e o monitoramento em tempo real dos pneus. Outros benefícios são a facilidade na calibragem e a simplicidade no gerenciamento das informações colhidas com a utilização de um sistema na internet.
O produto funciona eletronicamente por meio de sensores chamados de AirBat, instalados no cubo da roda, emitindo a cada dois segundos as informações de leituras da pressão de cada um dos pneus. Um leitor fixado na cabine do caminhão recebe informações via radiofrequência e emite um sinal luminoso e sonoro quando algum pneu apresenta baixa pressão, alertando o motorista no exato momento.
Outro sensor, o de quilometragem, chamado TracBat, é um hubodômetro digital fixado em um dos eixos, que registra quanto o veículo rodou por viagem, bem como o histórico com o total de quilometragem acumulados.
A leitura dos dados pode ser feita de duas formas. Em uma delas, um leitor portátil, chamado HandBat, coleta as informações armazenadas nos sensores de pressão e de quilometragem, registrando também os dados de consumo de combustível. Já a outra maneira de leitura pode ser feita pelo sistema de leitor fixo, o Gate Reader, instalado em pontos de controle definidos pelo frotista, para leitura automática e simultânea de todos os sensores no momento da passagem do veículo. Ambas as formas enviam as informações para um gerenciador que fica disponível na internet, chamado WebBat.