A Tracker do Brasil apresenta ao mercado seu novo sistema para monitoramento e gerenciamento de veículos e frota, batizado de Tracker Log. Destinado a transportadores, embarcadores e gerenciadoras de risco, o produto tem como objetivo trabalhar com todo o processo de transporte, envolvendo não somente a carga e o veículo, mas também o motorista e o plano de gerenciamento logístico.
Gerido por um software administrador, o Tracker Log envia dados a cada dois minutos – intervalo que se altera automaticamente para 30 segundos em casos de comportamento anormal – ou em períodos de tempo definidos pelo cliente. O software gera um mapa com o trajeto do veículo, representado por ícones que indicam, além do deslocamento, particularidades como pontos de parada, ignição e incidentes.
O sistema, que está disponível também em versão simplificada para smartphones, apresenta ainda módulo de cadastro e gestão de motoristas, agendamento de manutenção do veículo, alerta de desconexão da bateria e avisos de aceleração e frenagem bruscas, controle de velocidade, colisão (dados que proporcionam uma avaliação do condutor) e detecção de jammer.
Indicado a todos os tipos de cargas e veículos (de caminhões a motocicletas), o Tracker Log permite também a criação e indicação de rotas e pontos de interesse no mapa, além de cercas que delimitam áreas específicas para que o dispositivo avise o sistema a respeito da proximidade ou entrada do veículo. Além da visualização na interface do software, todos os alertas podem ser enviados ao cliente via SMS ou email.
O Tracker Log conta ainda com acelerômetro, que proporciona informações a respeito de colisões ou impactos, gerando gráficos que indicam dados como velocidade e força do incidente. A tecnologia pode ser utilizada também para indicar movimentação do veículo desligado, por exemplo. O módulo possui antena interna, bateria reserva e cartão SIM resistente a temperaturas elevadas, umidade, trepidações e poeira.
Todo o processo de atualização do Tracker Log pode ser feito over the air, por meio dos sistemas GPS/GPRS e de radiofrequência, dispensando a parada do veículo para que sejam adicionadas novas funcionalidades.
Para o projeto, a Tracker do Brasil contou com a parceria das companhias Accenture, Continental, Magneti Marelli e Gemalto.