Novos produtos para operação fora de estrada, da Pirelli
Indústria de pneus apresenta o TQ:01, duas medidas inéditas do RM100 – 14.00R24 e 14.00R25 – e o PN16
Por Redação em
12 de agosto de 2011 às 15h09 (atualizado em 16/08/2011 às 17h05)
Pirelli-site
A Pirelli apresenta ao mercado três novos produtos. O primeiro, com aplicação fora de estrada em terrenos irregulares, é o TQ:01. Os destaques do lançamento ficam por conta dos reforços estruturais, que o tornam mais robusto, o desenho diferenciado – apresenta blocos transversais em forma de hélice, que colaboram para aumentar a área de contato com o solo e a capacidade de tração do pneu – e os sulcos de grande profundidade que colaboram para oferecer maior rendimento quilométrico, cerca de 20% frente a modelos similares.
O TQ:01 apresenta outros diferenciais. O Bigiro Next é uma estrutura de cintura metálica mais larga, composta por duas voltas a zero grau, com maior espessura de borracha entre elas. O resultado dessa configuração é a melhor distribuição das forças que agem sobre o pneu. Já o Dual Layer Tread Compound (DLTC) é uma tecnologia empregada na banda de rodagem que proporciona menor geração de calor, o que confere durabilidade e também maior número de reconstruções. Outra novidade fica por conta do High Elongation Technology for Truck (HETT), configuração no qual os fios de aço das cordas metálicas ficam envoltos pela borracha, o que possibilita maior resistência à oxidação. O pneu possui, ainda, novo composto e flancos reforçados com barras de proteção lateral, que oferecem mais resistência contra impactos laterais.
Outro lançamento da Pirelli fica por conta do RM100, que passa a contar com mais duas medidas: 14.00R24 e 14.00R25. Essas dimensões visam equipar uma diversidade maior de veículos fora de estrada, tanto para transporte de cargas quanto para movimentação de terra, e ampliar a participação da companhia no segmento. As novidades se somam às medidas 20.5R25 e 23.5R25, já disponíveis no mercado, que possuem especificações de carga e velocidade para as aplicações Loader (carregadores) e Earthmoving (movimentação de terra).
O RM100 é destinado a veículos de uso exclusivo fora de estrada, como pás carregadeiras e caminhões que transportam cargas em mineradoras e trafegam em terrenos rochosos e agressivos. O desenho da banda de rodagem foi projetado para manter a capacidade de tração ao longo de toda a sua vida útil, com sulcos de 29 milímetros a 42 mm de profundidade (de acordo com a medida), além de utilizar compostos específicos para a atividade fora de estrada.
Para finalizar, a Pirelli disponibiliza o PN16, projetado para minicarregadeiras. Trata-se de um pneu robusto que tem como diferencial o design bidirecional da banda de rodagem, que possibilita mais capacidade de tração em ambos os sentidos. A banda foi projetada com um desenho bidirecional, pois a situação mais comum nestes tipos de aplicações é a constante movimentação do veículo para frente e para trás. Nesta circunstância, desenho do PN16 auxilia nas manobras, mantendo a capacidade de tração inclusive em marcha à ré.
Para garantir a durabilidade, a empresa projetou uma camada de borracha reforçada com 11 mm de espessura entre o fundo dos sulcos e a carcaça, além de flancos mais robustos, aumentando a resistência contra impactos e cortes laterais. Soma-se a essa característica o formato arredondado dos ombros, que proporciona mais resistência ao arraste lateral. O talão, que apresenta geometria dimensionada para o melhor acoplamento do pneu ao aro, também é reforçado para suportar esforços laterais, por meio de um friso maior e mais espesso. Inicialmente, são duas as medidas disponíveis: 12-16.5 10PR e 10-16.5 10PR.
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