Ministro Pedro Brito assina contrato de execução dos serviços. Obra deverá ser concluída em até 12 meses
O ministro chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, assinou na última quinta-feira, dia 01º de outubro, na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o contrato para execução dos serviços de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de navegação do Porto de Santos. Para o ministro, trata-se do ato mais importante desde sua posse à frente da Secretaria, destacando que a iniciativa é um marco divisor para o sistema portuário brasileiro.
Na opinião de Brito, a partir do momento que estiver concluído o aprofundamento, além do aumento de 30% na capacidade hoje instalada em Santos, o porto torna-se um concentrador de cargas, operando navios de até nove mil TEUs. “A partir de Santos essa carga passa a ser distribuída por meio da navegação de cabotagem. O porto, com 15 metros de profundidade, muda toda a lógica da navegação na costa brasileira”, explica.
O ministro afirma que não é à toa que grandes parceiros e investidores de várias partes do mundo têm dado indicativos de interesse de investir em Santos, lembrando que são muitos os projetos de incremento da infraestrutura. Entre as obras, destaque para a remodelação do sistema viário nas duas margens, a expansão de instalações e os novos terminais.
O serviço
A dragagem irá aprofundar e alargar o canal de navegação do maior porto da América Latina. O consórcio é formado pelas empresas EIT Empresa Industrial Técnica, DTA Engenharia, Equipav Pavimentação e Comércio e Chec Dredging. Segundo Brito, a draga deve chegar ao porto em, no máximo, 45 dias. Após isso, são mais dez dias para a emissão da Licença de Instalação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A previsão é que a obra esteja concluída em até 12 meses.
O investimento permitirá ampliar a profundidade que varia de 12,5 metros a 13,2 metros para 15 metros, em toda a extensão, e alargar o canal de navegação de 150 metros para 220 metros (nos seus pontos mais estreitos), o que possibilitará a navegação simultânea nos dois sentidos de direção. O empreendimento receberá do governo Federal, por meio da SEP, R$ 199,5 milhões. O porto foi contemplado com o Programa Nacional de Dragagem (PND), mantido com a verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Está prevista a retirada de 13,62 milhões de metros cúbicos de resíduos e para manutenção outros 7,65 milhões.
Será realizado, ainda, o derrocamento parcial de duas rochas existentes no canal de navegação, num volume de 33,36 mil metros cúbicos de pedras.
O empreendimento da SEP vai tornar o complexo portuário santista apto a receber navios “post panamax”, que possuem 280 metros de comprimento, 42,8 metros de largura, calado de até 13,5 metros e capacidade de transporte para até 70 mil TPB (Toneladas de Porte Bruto). A obra vai possibilitar ainda a navegação com cruzamento de embarcações, além de consolidar o porto como um “hub port” – concentrador de cargas, tendência operacional verificada mundialmente.
www.portodesantos.com