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Nova Linha F de caminhões, da Volvo

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Por Redação em 1 de junho de 2009 às 9h24 (atualizado em 24/08/2011 às 10h20)
A Volvo do Brasil disponibiliza a partir de hoje, dia 1º de junho, sua nova Linha F de caminhões. Entre as novidades, destaque para os itens que tornam os produtos mais seguros e confortáveis. O design externo e interno da cabine completa o pacote de lançamento das Linhas FM e FH. A cabine XL da Linha FH é uma das inovações que mais chamam a atenção, uma vez que é a mais alta do mercado brasileiro, com 140 milímetros a mais que a cabine Globetrotter atual (3,7 metros). Os bancos apresentam novos acabamentos – com bordas de vinil – e tecidos no centro dos bancos, para aplicações vocacionais, facilitando a limpeza. Além disso,  o assento é reclinável e giratório, característica que é oferecida opcionalmente. A iluminação interna possui novas posições, com seis novas lâmpadas e luzes de leitura, além de um controle de intensidade da luminosidade. Tomadas de 12 volts e 24 volts dão mais flexibilidade para o uso de equipamentos dentro do caminhão. Há, ainda, um kit de preparação para a instalação de TV de LCD. A cama também foi modificada. Ela pode ser encontrada com um encosto ajustável e ficou mais larga, de 70 centímetros par a 76 cm. Com esse ajuste, é possível acoplar uma mesinha. Outra mudança está no fato de a cama pode, agora, ser totalmente erguida a fim de facilitar o acesso às caixas de armazenamento e outros compartimentos externos. No console central foram implementados dois porta-copos e um cinzeiro removível. O compartimento de armazenamento central superior ficou mais compacto, mudança que aumentou a liberdade de movimento dentro da cabine e a sensação de espaço. Segurança A nova Linha FH de caminhões da Volvo do Brasil também traz inovações quanto à segurança. O ACC (Active Cruise Control) é um mecanismo que emite sinais sonoros e auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo à frente. Utilizando um radar Doppler, o recurso reduz o risco de, em caso de distração ou em uma situação inesperada, o condutor do caminhão colidir com um automóvel que está trafegando em uma velocidade menor à sua frente. Outra ferramenta que ajuda a prevenir acidentes é o LKS (Lane Keeping System). O equipamento alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção. O mecanismo também integra um dispositivo denominado DAS (Detector de Nível de Atenção).trata-se de um equipamento que é acionado automaticamente quando o motorista apresenta um estilo de condução irregular, efetuando, por exemplo, zigue zague na pista. O veículo pode ser equipado, também,  com um Sensor de Ponto Cego, o LCS – sigla em inglês Lane Change Support). O equipamento utiliza um radar que informa – uma luz é acesa num display instalado na coluna interna direita do veículo – se há um objeto na lateral direita do caminhão quando o veículo está trocando de faixa de rodagem. O novo FH chega também com um pré-tensionador de cinto de segurança. Combinado com o airbag, o sistema permite a mobilidade do conto de segurança em casos de acidente. Nestas situações, o cinto tensiona e, posteriormente, solta até 15 cm. Os faróis também merecem atenção. O conjunto principal tem lente de policarbonato e o auxiliar lente de vidro. Estas duas unidades possibilitam uma variedade de situações: luz de mudança de direção, luz alta com opção de xenon, farol com opção de xenon, luz de posição (leds), farol de neblina e farol de milha ou auxiliar de conversão, que ilumina o lado para o qual o veículo fará a conversão. Este equipamento é ativado quando o farol está ligado e o caminhão está a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora. Para finalizar, há os espelhos retrovisores e a adaptação para o transporte de substâncias perigosas (ADR). Com menor raio de curvatura, os novos espelhos proporcional maior campo de visão. Eles têm ajuste elétrico e um sistema antiembaçamento. O FH tem, ainda, espelhos laterais auxiliares dos dois lados e um espelho frontal. Linha FM  Na Linha FM, o FM 11 litros e o FM 13 litros receberam um novo painel de instrumentos. A seção central foi redesenhada, ganhando porta-objetos, tomadas elétricas de 12 volts e 14 volts e uma rede de objetos do lado do passageiro. O FM 11 litros vem equipado com uma suspensão pneumática para aplicações rodoviárias e é oferecido com entre-eixos de 3.000 mm, 3.200 mm, 3.400 mm e 3.700 mm. Esta suspensão pode ser utilizada em implementos de 15,5 metros e que carregam até 30 paletes, de dois a quatro paletes a mais que as composições convencionais. Outras características da suspensão são as oito bolsas de ar e os quatro amortecedores, o que gera mais conforto, estabilidade e firmeza, reduzindo o risco de quebra e perda das cargas. www.volvo.com.br
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